Os misturadores de tambor são máquinas com tambores que giram para misturar produtos químicos e materiais como brita e cimento. Eles são uma categoria ampla de misturadores com muitas variações, incluindo os modelos portáteis que podem ser usados no recipiente de mistura, por exemplo.

Outros têm seu próprio recipiente, onde muitos materiais podem ser derramados. Geralmente eles são usados para misturar produtos de baixa a média viscosidade, tais como cimento ou adesivos. Este tipo particular de misturador é capaz de misturar substâncias de tamanhos de partículas muito diferentes, como dejetos de cascalho e cimento ou sorvetes e frutas. As lâminas internas têm uma estrutura robusta. Estes tipos de misturadores são considerados misturadores descontínuos, porque eles trabalham com um único lote de cada vez. Eles são feitos de aço e pode ter paredes grossas ou finas paredes, dependendo da capacidade de isolamento e das propriedades necessárias para o processo. Os misturadores são movidos por motores elétricos ou pneumáticos. Alguns tamanhos deste dispositivo incluem os de 100 litros, tambores de 500 litros e misturadores para tanques que podem armazenar até 950 litros. Muitas indústrias utilizam estes misturadores, incluindo as indústrias de processamento de alimentos e bebidas, além da construção civil, setor farmacêutico, de fabricação de cosméticos e indústrias da agricultura. Eles são frequentemente aproveitados para misturar diferentes materiais secos e molhados, produtos químicos, plásticos, cimento, biodiesel e muitos outros produtos.

Os modelos industriais estão disponíveis em uma variedade de configurações para atender às diversas necessidades e aplicações. Uma espécie deste misturador usa lâminas com curvas numerosas em diferentes direções, sendo que essas lâminas também podem ser chamadas de pás oscilantes. O projeto da lâmina oscilante permite que o misturador possa maximizar a circulação de líquido dentro do tambor rotativo, o que reduz o tempo gasto na mistura do produto. As pás oscilantes são feitas de aço inoxidável ou de aço zincado e podem ser portáteis e vendidas como uma única peça, ou como parte do tambor. O balanço da lâmina pode ser controlado para cima ou para baixo, ao ponto de maximizar a circulação de líquidos em todos os RPMs (rotações por minuto). As lâminas podem ser ajustadas para vários recipientes e para a mistura em diferentes padrões. Dependendo da capacidade do tambor, as pás podem caber em tampas do recipiente e podem ser facilmente transferidas de um cilindro para outro. No caso dos tambores maiores, as lâminas são anexadas às hastes de aço inoxidáveis.