Os motores hidráulicos de alta velocidade convertem a pressão hidráulica em uma taxa rápida de energia elétrica, gerando grandes quantidades de eletricidade. Eles utilizam-se de fluidos em movimento para criar a sucção a vácuo, gerando energia suficiente para que uma única bomba possa alimentar vários motores diferentes.

Os motores hidráulicos de qualquer tamanho são capazes de produzir maior quantidade de energia e por isso são usados em equipamentos para mover cargas de grandes dimensões. Eles oferecem ainda mais energia, que aumenta ainda mais o nível de desempenho entre os motores hidráulicos e os elétricos. Estes motores são parte de um sistema de acionamento hidráulico com bombas hidráulicas, tubos e cilindros. O compartimento principal e os componentes internos são feitos de metal, como aço ou ferro, para que possam resistir às altas pressões e velocidades de funcionamento. Estes motores são amplamente utilizados em aeronaves, veículos, industriais e de levantamento nas máquinas que requer fortes medidas de pressão. Quando usados em um sistema adequado, eles são capazes de realizar grandes quantidades de trabalho em períodos curtos de tempo. Além disso, eles são frequentemente usados em sistemas de manufatura automatizados, automóveis, equipamentos de construção, em guindastes, em escavadeiras, na dragagem e no processamento industrial.

Os tipos hidráulicos de alta velocidade são máquinas simples, que são compostos de um reservatório, uma bomba e dispositivos rotativas. A bomba é ligada por uma linha com um motor que puxa o líquido, geralmente o petróleo, a partir de um reservatório no motor. O movimento das forças de fluido com as peças móveis faz o motor rodar. A rotação do motor gira em um eixo associado que proporciona movimento mecânico; o motor funciona como um atuador, que converte a pressão do fluido em torque e energia rotacional. O fluido é eliminado, filtrado e reutilizado. Existem três tipos principais de motores hidráulicos: os de palhetas, de engrenagem e tipo pistão. As diferenças entre eles estão relacionadas à forma como acontece o movimento do fluido hidráulico e suas causas. Os motores de engrenagem contam com um bloqueio de engrenagens que são giradas por fluxos de óleo ou água, os dois fluidos mais comuns. Eles são capazes de fornecer energia para muitas funções diferentes de modo simultâneo por causa da quantidade de energia que pode gerar e por sua eficiência.