Os pallets de contenção de líquidos protegem, garantem segurança ao trabalhador e previne a degradação ambiental, pois são obrigados a cumprir as normas específicas da indústria e de qualidade. Autoridades reguladoras como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta dicas relevantes para o armazenamento e transporte de materiais perigosos.

Eles, como muitas outras variedades de pallets, são geralmente construídos com polietileno de alta densidade, ou HDPE, devido à sua corrosão natural e resistência ao calor. Ao contrário de alguns outros tipos de paletes de plástico, eles devem ser compatíveis e testados para garantir que corrosão ou reatividade de resistência do plástico ou qualquer material que se destina a conter substâncias perigosas. Por exemplo, HDPE é altamente resistente ao sulfato de acetona e de cálcio, mas pode ser inadequado para o impedimento de vazamentos de hexano.

Dependendo do tipo de material a ser armazenado, há muitos tipos diferentes paletes contentores de líquidos para se escolher. Os cinco principais tipos incluem plataformas modulares, paletes cobertos, caixas, pallets empilháveis e paletes portáteis. Cada variedade possui uma característica que é apropriada para uma determinada utilização. Os pallets de contenção modular podem ser personalizados para aplicações de armazenamento único. Os paletes contentores cobertos é a melhor opção para uso ao ar livre; mantêm o derramamento contido, que protege o meio ambiente, e mantém fora do alcance da chuva, e protege o material armazenado. A caixa de contenção nada mais é do que uma variação mais simples de pallet de contenção, que são utilizados para recipientes menores. Os paletes de contenção empilhável permitem o armazenamento de materiais mais eficiente em termos de utilização do espaço porque eles podem ser empilhados verticalmente. Os pallets de contenção fornecem o controle de vazamento durante o processo de dispensação de líquidos. Já os paletes de contenção portátil são uma opção de custo-benefício eficaz, simples, que permitem aos pallets serem facilmente movidos em situações em que os produtos químicos são necessários em diferentes lugares em um único espaço.