As prensas industriais são máquinas utilizadas para compactar os materiais de ligação, sendo que na maioria das vezes são resíduos e subprodutos que serão enviados para reciclagem, ou para um processo de eliminação e tratamento secundário. Elas produzem um produto de menor porte, mais denso, que é mais fácil de manusear e menos dispendioso para o transporte.

Bastante utilizada, alguns exemplos são na agricultura, produção industrial, varejo, petróleo, produtos automotivos e indústrias transformadoras de plástico, junto com restaurantes, escolas e pátios de sucata. Todas fazem uso das prensas industriais em uma base regular. Eles usam as enfardadeira que condensam todo o material, incluindo o lixo, plástico, metal, papel, tecidos e produtos agrícolas, como o feno. Os materiais residuais que não vai ser reciclados são muitas vezes compactados também. Isso reduz o tamanho dos aterros sanitários. A maioria dos produtos, como garrafas plásticas, latas e papel, que são reciclados, são empacotados e compactados como parte do processo de reciclagem. Talvez o produto mais utilizado no empacotamento seja as caixas de papelão, que são encontradas em muitas indústrias. Quando compactados, os materiais que não serão mais utilizados ajudam a manter um ambiente de trabalho são mais organizado. O uso das prensas não só economizam espaço e tempo, mas dinheiro também. O custo do trabalho é reduzido e as taxas de remoção de lixo são menores, quando há manipulação de materiais já embalados.

Existem dois tipos principais de prensas industriais, sendo elas a vertical e horizontal. As enfardadeiras horizontais ocupam mais espaço no chão, mas tem uma maior capacidade de carga, enquanto as enfardadeiras verticais exigem descarga manual, mas produzem muito menos resíduos. A maioria é alimentada por um motor elétrico, que usam uma base de metal para aplainar o material. Elas também usam um sistema hidráulico que reduzem a perda de calor e energia. As prensas são equipadas com bombas que retiram qualquer líquido remanescente do material, tanto para melhorar as condições sanitárias, como a segurança do trabalhador. As enfardadeiras industriais podem ser um componente de um sistema, que trabalham em conjunto com um transportador, ou lidam com o material de forma independente. Os materiais ou produtos são alimentados através da prensa, em seguida, esmagados por um base pesada. Os pacotes de materiais comprimidos são muitas vezes presos com um fio de plástico, ou uma corda. Muitas vezes, prensas e compactadores são considerados termos intercambiáveis, quando, na verdade, eles são máquinas diferentes. Eles fazem um trabalho semelhante, mas as suas funções específicas dentro das indústrias são ligeiramente diferentes. As prensas são utilizadas principalmente para o lixo e reciclagem que necessitam de compactação, bem como a compactação de material agrícola. Os compactadores são utilizados na maioria das vezes para compactar e aplainar os materiais de resíduos que estão indo para um aterro sanitário.