Muitas indústrias de reciclagem optam por comprar prensas e compactadores usados, que são muito mais baratos, e podem possuir pouco tempo de uso. Geralmente, as máquinas já usadas economizam, em média, de 40 a 80 por cento de um investimento que pode custar dezenas de milhares de reais.

Estes equipamentos são utilizados por qualquer estabelecimento ou empresa que precisa tratar resíduos, materiais recicláveis ou compactados, incluindo a agricultura, produção industrial, petróleo, varejo, produtos automotivos, indústrias transformadoras de plástico, junto com restaurantes, escolas, usinas de reciclagem, aterros e pátios de sucata. As prensas usadas podem ser adquiridas pela internet através de sites de compra e venda, através de empresas de fabricação, ou através de empresas especializadas em recondicionar peças usadas para revenda. Se comprar de uma fonte legítima, as prensas, muitas vezes estão em boas condições de trabalho. Elas são capazes de comprimir e compactar diversos tipos de materiais em grandes volumes

Ao selecionar uma máquina já utilizada, existem vários fatores a considerar para assegurar o melhor equilíbrio para seu negócio. Existem dois tipos principais de prensas industriais: vertical e horizontal. As enfardadeiras horizontais ocupam mais espaço no chão, mas têm uma maior capacidade de carga, enquanto as verticais exigem descarga manual, mas produzem muito menos resíduos. A maioria delas é alimentada por um motor elétrico, que usam uma base de metal para aplainar o material. Elas também usam um sistema hidráulico que reduzem a perda de calor e energia. As enfardadeiras são equipadas com bombas que retiram qualquer líquido remanescente do material, tanto para melhorar as condições sanitárias, como a segurança do trabalhador. A maioria compacta tipos similares de materiais. Por exemplo, uma prensa é capaz de trabalhar com produtos de papel e papelão, ou papel e latas de alumínio. Ao escolher entre uma prensa vertical ou horizontal, o melhor é levar em conta suas necessidades, considerar o volume do material, o tamanho e o tipo. Determine o tamanho do maior objeto que vai ser embalado, assim como o tamanho dos fardos. Para obter as melhores respostas de um vendedor de prensa usada relate as medidas exatas e suas especificações.