Os principais componentes dos racks de metal são aparafusados ou soldados entre si e têm vida muito longa, mesmo quando sob tensão constante.

Enquanto os racks de armazenamento de arame são muitas vezes utilizados dentro de casa e/ou escritórios de pequeno e grande porte, os sistemas de armazenamento são comuns em ambientes industriais devido à sua resistência, durabilidade e capacidade de manter uma elevada quantidade de peso por polegada quadrada (psi).

Suas especificações incluem largura, altura, profundidade, material usado, acabamento de superfície e número de níveis, o que pode ser superior a cinco. Muitas variações são ajustáveis, enquanto outros são projetados para caber certos itens como paletes ou peças longas como postes de madeira ou barras de metal. Os dispositivos de metal são usados para armazenar materiais diversos, ferramentas, equipamentos, peças, produtos acabados, caixas, bandejas e materiais de embalagem em diferentes tipos de indústrias, incluindo a de alimentos, bebidas, restaurante, farmacêutica, fumo, mercearias, transporte, eletrônicos, entre muitos outros.

Há muitos tipos diferentes de estantes de metal. Alguns são fabricados com uma malha de arame, que podem ser entrelaçadas ou soldadas nos pontos de cruzamento e são muito leves em peso ainda mais forte. Eles são usados quando é necessária a visibilidade alta dos itens armazenados. Eles também impedem que a poeira se acumule e são fáceis de limpar por pulverização para baixo.

Alguns sistemas de rack de armazenamento são fixados em um declive, o que permite um FIFO (“first in, first out”) ou LIFO (“last in, first out”), que é um método de colheita. Estes paletes geralmente armazenam grandes caixas, que usam a gravidade para aumentar a densidade, economizando espaço e tornando mais fácil para empilhadeiras para acessar a carga da frente.

Alguns destes racks estão equipados com uma série de transportadores de rolos de metal, enquanto outros simplesmente usam uma linha reta, trilhas suaves e a própria gravidade para forçar as cargas para a frente. Os que servem para armazenamento são muitas vezes carregados com uma empilhadeira na frente ou atrás, e a colheita geralmente é feita na frente. Existem muitas configurações diferentes para escolher, dependendo se o sistema de rack é estático, ou seja, sem movimentação, e permanente, ou móvel e sobre rodas. Para terminar, os sistemas de armazenamento móvel tendem a ocupar menos espaço e são mais eficientes porque eles exigem menos espaço do corredor do que os sistemas estáticos.