Os transformadores redutores de tensão ou de corrente são usados para obter a medida da corrente em um transdutor de corrente alternada. Os modelos de transformadores atuais também mantêm a capacidade de transformar a corrente atual para um valor apropriado para a medição ou controle. Os custos dos transformadores de corrente são influenciados pela escolha do material do núcleo escolhido.

Em um transformador de corrente ou de tensão, o fio a ser medido é colocado dentro da abertura do dispositivo e uma medida de uma tensão alternada ou corrente alternada é produzida. A forma mais simples de um transformador de corrente consiste de duas bobinas de fio, que são eletricamente isoladas umas das outras e dispostas de modo que uma mudança na corrente em uma bobina (primária) irá produzir uma mudança na tensão na outra bobina (a secundária). Os transformadores são projetados para fornecer uma corrente na bobina secundária, que é exatamente proporcional à corrente que flui em seu estágio primário.

Existem vários tipos de transformadores redutores de tensão, com diferentes estilos, incluindo transformadores de núcleo dividido e transformadores de fixação da corrente. Os transformadores de corrente são muito populares no domínio de energia elétrica, já que eles são capazes de medir correntes grandes e em altas tensões.