Fiação elétrica: cuidados necessários ao lidar com o perigo

Fiação elétrica: cuidados necessários ao lidar com o perigoIncêndio é um dos acidentes mais graves causados por circuitos na fiação elétrica e outros problemas relacionados à elétrica. Existem outros tipos de acidentes de trabalho que são causados pela fiação elétrica, como choques elétricos e ferimentos comumente ocasionados quando a corrente elétrica entra no corpo humano, riscos de sérias queimaduras que podem levar à morte.

Portanto, melhor do que remediar, o ideal é prevenir possíveis acidentes e incidentes geradas por problemas na fiação elétrica de residências e estabelecimentos comerciais. Além das inspeções de elétrica e manutenção, há muitas medidas preventivas que podem ser estudadas com o propósito de afastar por completo qualquer tipo de situação de risco para funcionários, especialmente para eletricistas e para profissionais que atuem no setor de elétrica ou de manutenção em equipamentos elétricos.

Antes de iniciar as atividades de reparos e instalações, o fato mais importante, enquanto manuseia circuitos e a fiação elétrica, é desligar a fonte de alimentação. Por exemplo, ao trocar as lâmpadas, desligue antes o interruptor e, se possível os disjuntores elétricos. Cabe lembrar que o uso de EPI diminui bastante o risco de acidentes graves e de pequenos incidentes. Outro detalhe primordial a ser ressaltado é nunca deixar um serviço da parte de elétrica ser feito por quem não é da área e não possui os conhecimentos técnicos e experiência para isso. No caso de instalações, reparos e outros serviços, chamar um eletricista ou engenheiro elétrico é o melhor caminho a seguir.

Para pequenos serviços como troca de lâmpadas, que até pode ser realizado por um leigo, é aconselhável a leitura da embalagem do produto para verificar como ele tem que ser instalado. O desgaste dos equipamentos elétricos é também um grande fator que causa acidentes elétricos em grande volume. Por isso, é essencial mantê-los em boas condições de uso com base na manutenção de peças, pequenos reparos, ajustes e trocas de peças.

E se tudo isso ainda não for necessário para manter sua segurança ao utilizar um determinado equipamento ou uma simples máquina doméstica, não hesite em comprar outro de modelo mais novo e que, portanto, apresenta condições de uso plenas.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password