Como funciona um sensor optoeletrônico

Como funciona um sensor optoeletrônicoOs sensores optoeletrônicos são utilizados em carros modernos num modo de reflexão em sistemas de sensores de chuva para detectar a presença de água nos para-brisas, de modo que o limpador possa ser controlado automaticamente.

Um LED emite luz de tal modo que, quando o pára-brisa está seco, quase toda a quantidade de luz é refletida para um sensor de luz. Quando ele é molhado pela chuva, o comportamento refletor se altera: quanto mais água existe na superfície, menos luz é refletida. No novo sensor de chuva, a luz infravermelha é usada em vez da luz visível convencional. Isto significa que o sensor pode ser montado na área preta na borda do para-brisa e não pode ser visto a partir do exterior.

Sensores detectam presença de chuva no para-brisa de carros

Sensores detectam presença de chuva no para-brisa de carros

Um feixe de infravermelho é refletido na superfície do para-brisa externo de volta para a matriz de sensores infravermelhos. Quando a umidade atinge o pára-brisa, o sistema detecta uma reflexão para o seu raio infravermelho. Avançado processamento de sinal analógico e digital determina a intensidade da chuva. O sensor comunica com o módulo de controle do limpador, que liga o motor do limpador e controla os limpadores automaticamente, de acordo com a intensidade de umidade detectada.

Dependendo da quantidade de chuva detectada, o sensor controla a velocidade do sistema de limpeza. Em conjunto com unidades de acionamento controladas eletronicamente do limpador, a velocidade de limpeza pode ser continuamente ajustada para operação intermitente. Em caso de respingos de água – como numa ultrapassagem a um caminhão -, o sistema passa imediatamente para a velocidade mais alta.

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O novo sensor de chuva oferece mais opções. Por exemplo, pode ser usado para fechar janelas e tetos solares automaticamente se o veículo se encontra estacionado e começa a chover. Pode mesmo ser equipado com um sensor de luz adicional para controlar os faróis – durante a noite ou na entrada de um túnel, as luzes pode ser ligadas sem qualquer intervenção do condutor.

Sensores de luz

A iluminação automática dos farois é controlada por um sensor de luz passiva. Ele mede a luz disponível usando um conjunto de células fotoelétricas. O sensor de luz é composto por três lentes que focalizam a luz em três células fotoelétricas. Isso permite que “o espaço luminoso” se espalhe em torno do veículo em várias zonas através da diretividade de cada par de lentes básicas da célula.

Carros equipados com sensores acendem os farois automaticamente

Carros equipados com sensores acendem os farois automaticamente

Lente 1: Mede o total de luz no ambiente
Lente 2: Faz a intersecção da fonte de luz frontal
Lente 3: Distingue a condição da estrada (como sol brilhando ou túnel escuro)
Ao comparar a informação recolhida por estes três dispositivos, o computador do sistema determina a situação com que o veículo é confrontado e comanda os farois conforme a necessidade.

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