Roletes em correias de transporte

Roletes em correias de transporteCorreias transportadoras são normalmente apoiadas em roletes ou mandriões. Em alguns casos, eles são suportados por madeira maciça ou uma pista de chapa de aço ou um suporte combinado alternando esses dois tipos de apoio.

Existem dois tipos básicos de roletes: roletes de carregamento e roletes de retorno.

Roletes de transporte (ou carregamento)

O tipo mais comumente usado de rolete de carregamento para a manipulação de carga a granel consiste em três rolos de linha de rolete de igual comprimento. Os três roletes iguais de comprimento formam o cinturão na melhor forma para transportar uma seção transversal máxima de carga.
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Para manipulação de carga a granel nominal ou apoiar a correia no lado de retorno, roletes retos são usados, posicionados entre suportes ligados diretamente à estrutura do transportador.

Outro tipo de mandrião transportador é utilizado com os pontos de carregamento em que o tamanho fixo e do peso do material prejudicam gravemente a correia se o cinto for rigidamente suportado. Tais roletes são chamados roletes de impacto. O tipo mais usado de rolete de impacto consiste em um conjunto de rolos de três, cada rolo sendo feito de discos espaçados resilientes. Esses roletes são também conhecidos como roletes de almofada.

Roletes de retorno

Os roletes de retorno que transportam o peso do cinto vazio no lado de retorno ou o lado inferior do transportador são, na maior parte, um rolo reto e único da intermediária. As dimensões principais da intermediária são o diâmetro e comprimento. Os diâmetros em milímetros de transporte e roletes de retorno devem ser selecionado a partir dos seguintes números:

63,5, 76,1, 88,9, 101,6, 108, 114,3, 127, 133, 139,7, 152,4, 168,3, 193,7.

Roletes em correias de transporteEspaçamento entre roletes

O espaçamento entre os roletes na execução do transportador de carga, que leva material a granel, depende da largura da correia, o peso específico do material a granel e do tipo de reboque. O espaçamento dos roletes na zona de carga do cinto é cerca de metade o espaçamento normal de roletes no lado de transporte.

Um conjunto de auto-reboque ou rolete de treinamento devem ser fornecidos no lado de carga e no lado de retorno em um intervalo de 15 metros na pista de transporte e 30 metros na pista de retorno.

É constituída por um rolete comum de três rolos montado numa estrutura giratória que é livre para rodar dentro de um limite de cerca de um pivô vertical. Quando a correia se desloca para fora da grua, a borda se contrai no rolo de acionamento com uma ligeira pressão e isso faz com que o reboque tome uma posição enviesada quando a força tende a dirigir o cinto de volta para a sua posição central. À medida que a correia retorna à sua posição central, ela regressa automaticamente o reboque para a sua posição inicial.

Roletes em correias de transporteOs mandriões ao longo do transporte e oferta de retorno oferecem resistência ao rolamento e ao movimento da correia transportadora. É tomado em consideração por um coeficiente de atrito artificial, adimensional, compreendendo a resistência ao rolamento dos roletes ao longo do transporte e os lados de retorno da correia e a resistência avanço da correia.

Este coeficiente de atrito tem um valor básico de 0,02 para transportadores de correia normalmente alinhados e o mesmo tem um valor básico de 0,012 para transportador de descida que requerem um motor de trava.

O valor básico de 0,02 do coeficiente de atrito é apenas aplicável a instalações utilizadas em 70% a 110% da sua capacidade nominal, equipado com três roletes para o lado superior da correia, um ângulo de 30 ° ao lado, a velocidade da correia de cerca de 5 m/s, a temperatura ambiente de cerca de 20 ° C, e 108 a 159 milímetros de diâmetro nos roletes com rolamento de esferas e vedações de labirinto de gordura, em conjunto com um espaçamento reboque de 1,0 a 1,5 m para o lado de carga e 3 m, para o retorno lado da correia.

Sob condições favoráveis, tais como instalações adequadamente alinhadas e com rolamentos de esferas adequadamente lubrificadas, o valor do coeficiente de atrito pode ser tão baixo quanto 0,016. Para condições desfavoráveis, tais como transportadores de correia mal alinhados com ‘f’ rolamentos de idade, pode ser tão elevado quanto 0,03.

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