Aditivos em óleos lubrificantes

Aditivos em óleos lubrificantesOs aditivos em óleos lubrificantes são substâncias formuladas para a melhoria das propriedades físicas e químicas de antifricção dos óleos de base (minerais, sintéticos, vegetais ou animais), o que resulta no aumento do desempenho do lubrificante e estende a vida útil do equipamento.

A exata combinação de diferentes aditivos e suas quantidades são determinadas pelo tipo de lubrificante (óleos de motor, óleos para engrenagens, óleos hidráulicos, fluidos de corte, óleos para compressores, entre outros) e as condições específicas de funcionamento (temperatura, cargas, materiais das peças de máquinas, meio ambiente).

Abaixo, estão alguns elementos considerados aditivos de lubrificantes.

Modificadores de fricção
Os modificadores de fricção reduzem o coeficiente de atrito, resultando em menor consumo de combustível. A estrutura cristalina da maioria dos modificadores de fricção é constituída de plaquetas moleculares (camadas), que podem deslizar facilmente umas sobre as outras.

Os seguintes lubrificantes sólidos são utilizados como modificadores de fricção:

Grafite;
Dissulfeto de molibdênio;
Nitreto de boro (BN);
Dissulfeto de tungstênio (WS 2);
Politetrafluoretileno (PTFE).
Aditivos antidesgaste

Os aditivos antidesgaste evitam o contato direto entre metais e as partes da máquina, quando a película de óleo que se forma entre os componentes. O mecanismo dos produtos aditivos antidesgaste funciona da seguinte maneira: o aditivo reage com o metal na superfície da peça e forma uma película, que pode deslizar sobre a superfície de fricção.

Os seguintes suprimentos são utilizados como aditivos antidesgaste:
Ditiofosfato de zinco (ZDP);
Ditiofosfato de zinco (ZDDP);
Tricresylphosphate (TCP).
Aditivos de extrema pressão (EP)

Os aditivos de extrema pressão (EP) impedem as condições de pressão causadas pelo contato metal-metal diretamente entre as partes sob altas cargas. O mecanismo de aditivos EP é similar à do aditivo antidesgaste: a substância aditiva forma um revestimento na superfície da peça. Esta camada protege a superfície a partir de um ponto de contato direto com outro, diminuindo o desgaste.

Os seguintes materiais utilizados como aditivos de extrema pressão (EP) são:

Parafinas cloradas;
Gorduras sulfurados;
Ésteres;
Ditiofosfato de zinco (ZDDP);
Dissulfeto de molibdênio.
Aditivos antidesgaste Inibidores de corrosão e ferrugem

Os inibidores de corrosão e ferrugem formam um filme, servindo de barreira, na superfície do substrato, reduzindo, assim, a taxa de corrosão. Os inibidores também formam uma película protetora contra a ação da água, do oxigênio e de outras substâncias quimicamente ativas.

Os seguintes suprimentos usados como inibidores de ferrugem e corrosão são:

Compostos alcalinos;
Ácidos orgânicos;
Ésteres;
Derivados de aminoácidos.
Antioxidantes

Os óleos minerais reagem com o oxigênio formando os ácidos orgânicos. Os produtos da reação de oxidação provocam o aumento da viscosidade do óleo, além de formação de borra de verniz e a corrosão das partes metálicas, bem como de espuma.
Os antioxidantes inibem o processo de oxidação dos óleos, por isso, a maioria dos lubrificantes contém anti-oxidantes.

Detergentes

Os detergentes neutralizam os ácidos fortes presentes no lubrificante (por exemplo, ácido sulfúrico e ácido nítrico produzidos em motores de combustão interna, como resultado do processo de combustão) e retiram os produtos de neutralização da superfície do metal. Os produtos com função de detergentes também formam uma película sobre a superfície da peça a previnem a deposição de camadas de vernizes. Os detergentes são comumente adicionados aos óleos de motor.

Dispersantes

Os dispersantes mantêm as partículas presentes em um lubrificante de uma forma dispersa (finamente divididas e dispersas uniformemente em todo o petróleo).

Agentes antiespuma

A agitação e a aeração de um óleo lubrificante que ocorrem em determinadas aplicações (óleos de motor, óleos para engrenagens , óleos de compressor ) podem resultar na formação de bolhas de ar no óleo – a formação de espuma. Essa formação de espuma não só aumenta a oxidação do óleo, mas também diminui o efeito da lubrificação causando a falha do óleo. Os agentes dimetilsiloxanos são comumente usados como agente antiespuma para lubrificantes.

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