Chevron deverá pagar US $ 8 bilhões por danos ambientais

Um tribunal do Equador ordenou nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, que a companhia do setor de petróleo e gás americana Chevron terá de pagar cerca de US $ 8 bilhões por causar danos ambientais na região amazônica, em uma decisão da qual ambos os lados pretender recorrer. A Chevron criticou a decisão como um “produto de fraude”, enquanto os advogados que representam as comunidades da Amazônia equatoriana entraram com a ação judicial afirmam que a quantia ainda é muito baixa.

“Estamos preparando um recurso, porque acreditamos que o montante é insuficiente em relação aos danos causados”, disse o advogado Pablo Fajardo, observando que a decisão veio de uma corte na cidade de Lago Agrio, na província de Sucumbíos, perto da fronteira com a Colômbia.

Os queixosos estavam buscando mais de US $ 27 bilhões, alegando que a Chevron foi a responsável pelos danos, entre 1964 e 1990, na floresta amazônica, provocados pela extração de petróleo da Texaco, empresa que comprou a Chevron em 2001. Eles dizem que o solo e os rios foram contaminados e que os residentes locais apresentaram taxas mais altas de câncer.

A Chevron herdou o processo, foi inicialmente apresentado em 1993. A companhia do setor petrolífero afirma ter sido absolvido dessa responsabilidade, porque a Texaco pagou US $ 40 milhões em esforços de limpeza ambiental, aprovado pelo governo, antes de ter sido comprada pela Chevron. “O acordo do tribunal do Equador é ilegítimo e impraticável”, disse a Chevron em um comunicado. “É o produto da fraude e é contrária à evidência científica legítima.”

Fajardo descreveu citou uma indenização de pouco mais de US $ 8 bilhões, enquanto o The Wall Street Journal reportou que o total é de R $ 8,6 bilhões, mais da metade dos que iria para a restauração de solos contaminados.

Ativistas aplaudiram a decisão

“A Chevron passou os últimos 18 anos travando sem precedentes campanhas de relações públicas e lobby para evitar a limpeza da catástrofe de saúde pública e ambiental que deixou na floresta amazônica”, disseram as ONG’s Amazon Watch e Rainforest Action Network em um comunicado.

As organizações apelaram da decisão “histórica e sem precedentes” do tribunal, dizendo que era a primeira vez que os povos indígenas ganharam um processo contra uma empresa multinacional no país onde ocorreu o dano. A Chevron comprometeu-se a apelar, alegando que as decisões anteriores de tribunais dos EUA e internacionais barram a execução da decisão.

“A Chevron não acredita que a decisão seja executada em qualquer tribunal que observe a regra de direito”, disse em um comunicado. “A Chevron tem a intenção de ver que os autores desta fraude são responsabilizados pela sua má conduta.” A ação judicial em nome das comunidades da Amazônia equatoriana foi originalmente apresentada em Nova Iorque em 1993.

Os equatorianos alegam que a Texaco despejou bilhões de litros de resíduos tóxicos na Amazônia. A Chevron, a segunda maior empresa de energia nos Estados Unidos, há muito tempo afirmou que o processo foi contaminado.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password