Ácidos inibidores de corrosão em metais

Ácidos inibidores de corrosão em metaisÁcidos inibidores, em termos de fabricação e manuseio de metal, têm a função de prevenir a corrosão e a ferrugem nessas peças. Basicamente, são produtos utilizados para permitir a proteção contra a corrosão de metais a partir de fortes ácidos, como o ácido clorídrico, ácido nítrico, ácido sulfúrico, ácido sulfâmico, ácido fluorídrico, ácido fosfórico , etc, e ácidos orgânicos, tais como ácido cítrico, ácido oxálico, ácido fórmico, ácido tartárico, etc.

Estas são algumas das aplicações dos compostos inibidores de corrosão:
Limpeza da instalação industrial com ácido
Trocadores de calor, caldeiras e equipamentos de descalcificação
Ajuste do pH ácido
Operações de decapagem
Remoção de CaCO3 em poço de petróleo em acidificação
Ácido inibidor HCL (família 213, família 213 especial, família 214, família 103, família 52)
Inibidor de corrosão por ácido sulfúrico (Rodine 130)
Inibidor de corrosão por ácido sulfâmico (Rodine 31A, Rodine 102)
Inibidor de corrosão para decapagem ácida (famílias 85, 95, 50, 55 Rodin, 130)

Inibidor de ácido cítrico vem do ácido orgânico fraco que atua como um conservante natural é também usado para adicionar um sabor azedo ou ácido aos alimentos e bebidas não alcoólicas. Em bioquímica, a base conjugada do ácido cítrico, citrato, é importante como um intermediário no ciclo do ácido cítrico, e portanto ocorre no metabolismo de praticamente todos os seres vivos.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

O efeito de inibição de ácido cítrico no comportamento à corrosão do alumínio em solução 2M de NaCl (pH 2) foi estudada com a ajuda de técnicas de polarização potenciodinâmica, impedância eletroquímica e resistência de polarização linear. Os resultados experimentais mostraram que o ácido cítrico inibe a corrosão do alumínio em solução de NaCl e a eficiência de inibição depende da sua concentração.

A eficiência aumenta com a concentração de ácido cítrico até um valor crítico de 1,0 × 10M. Em concentrações mais elevadas, a eficiência de inibição reduz novamente com concentração crescente. O mecanismo de inibição foi atribuído à absorção de ácido cítrico para a superfície do metal no momento da limpeza e descalcificação. São necessárias máquinas de alta qualidade que assegurem a precisão na formação das misturas.

Compostos químicos ácidos protegem metais da ferrugem

Compostos químicos ácidos protegem metais da ferrugem

Ácido acético é um composto orgânico com a fórmula química CH3CO2H (também escrito como CH3COOH). É um líquido incolor que, quando diluído, é também chamado de ácido acético glacial. Ácido fórmico (também designado por ácido metanóico) é o mais simples de ácido carboxílico. Sua fórmula química é HCOOH ou HCO2H. É um importante intermediário na síntese química e ocorre naturalmente, principalmente no veneno de picadas de abelhas e formigas.

Comportamento de corrosão de cobre tem sido investigado em diferentes composições de ácido fórmico e ácido acético a 30 ° C por um método de potenciostática. A taxa de corrosão máxima foi encontrada em ácido mol / o 20-40 fórmico e em 20 de ácido mol / o acético em misturas de solução aquosa. A taxa de corrosão dependia da concentração de um ácido. Observa-se que o ácido fórmico tende a ser mais corrosivo do que o ácido acético. O metal exibiu comportamento ativo-passivo no intervalo de concentração de ácido 30-70 mol / o de HCOOH na mistura de solução. Uma curta gama de passividade potencial com uma densidade de corrente elevada foi observada para o metal nas misturas de solução de ácido HCOOH, enquanto em misturas solução de ácido acético o metal exibiu apenas a dissolução ativa.

O ácido acético e ácido fórmico são os ácidos totalmente orgânicos mais usados para fins de limpeza suave, de ajuste do pH e de descalcificação.

A dosagem depende do produto, da aplicação do tipo ácido, da concentração e da temperatura de funcionamento. As taxas específicas de dosagem e método serão especificadas por especialistas responsáveis.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password