Alumínio primário da Alcoa é certificado por sua infinita capacidade de reciclagem

O alumínio primário da Alcoa foi reconhecido com o certificado Cradle to Cradle® (em português, do berço ao berço), na categoria Prata, por sua infinita capacidade de reciclagem. O Cradle to Cradle® é um processo independente de certificação ambiental que avalia o impacto total de um produto na saúde humana e no ambiente. O anúncio foi feito durante a Aluminium 2010, evento do setor realizado semana passada em Essen, Alemanha.

A Alcoa é a primeira fabricante de alumínio a receber a certificação Cradle to Cradle ® da MBDC (McDonough Braungart Design Chemistry), consultoria norte-americana de sustentabilidade e certificação de produtos, responsável pelo desenvolvimento do conceito Cradle to Cradle®< /I> em 1995.

“A certificação Cradle to Cradle® é uma referência às características sustentáveis e exclusivas do alumínio Alcoa”, disse Kevin Anton, diretor- executivo de Sustentabilidade da Alcoa. “Por meio desta certificação, a Empresa pode assegurar aos seus clientes que continuará aprimorando as características sustentáveis do metal em todo seu ciclo de utilização”.

Selo ecológico de múltiplos atributos, a certificação Cradle to Cradle® avalia a segurança socioambiental de um produto e seu design para os futuros ciclos de vida. Diferentemente de outros, o programa da MBDC tem uma abordagem abrangente para analisar a sustentabilidade de um produto e processos utilizados em sua fabricação. Os materiais e processos industriais são avaliados em cinco categorias: Saúde do Material; Reutilização do Material; Uso de Energia Renovável; Manejo da Água; e Responsabilidade Social.

“A Alcoa tem compromisso diário para tornar seus produtos seguros, saudáveis e recicláveis”, disse Jay Bolus, vice-presidente de Operações Técnicas da MBCD. “Parabenizamos a Alcoa pela certificação Prata. Pretendemos continuar ajudando a Empresa a gerar impactos positivos”.

Melhorias nos processos de produção de alumínio – reduções no uso de energia, implementação de sistemas eficientes de utilização da água e reciclagem – ajudaram a Alcoa a obter esta certificação e contribuem para os objetivos do Relatório Vision 2050 de alcançar uma comunidade global sustentável na qual nove bilhões de pessoas possam viver bem com os recursos do planeta. Desde 1990 a Alcoa conseguiu reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa em 44% ao mesmo tempo em que dobrou sua capacidade de produção. Nos últimos 10 anos a Empresa diminuiu em 29% a utilização da água em seus processos e em 70% os resíduos de aterros. E, das operações globais de produção de aluminio da Alcoa, 63% são mov idas com energia hidrelétrica renovável.

“Os clientes que utilizam alumínio da Alcoa podem desenvolver seus produtos com um material sustentável Cradle to Cradle”, disse Tim Reyes, presidente da Divisão de Gestão de Materiais da Alcoa. “Eles sabem que quando compram alumínio da Alcoa estão fazendo uma escolha ambiental inteligente”.

O alumínio é infinitamente reciclável e aproximadamente 75% de todo o metal já produzido desde 1888 ainda está em uso. A reciclagem do alumínio reduz em 95% o consumo de energia e as emissões de gases do efeito estufa quando comparada à sua fabricação a partir do minério.

Sobre a Alcoa

Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Além de haver inventado a moderna indústria do alumínio, há 120 anos, a Alcoa prima pela inovação, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados aeroespacial, automotivo, de embalagens, construção civil, transporte comercial, eletrônicos e industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados, como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. Dispõe também de sofisticadas tecnologias em outros metais leves, como superligas de titânio e niquel. A Companhia possui 59 mil funcionários em 31 países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A sustentabilidade é parte integrante da Alcoa e está presente em todas as práticas, serviços e produtos oferecidos aos clientes, até porque, por ser infinitamente reciclável, o alumínio é a própria sustentabilidade em forma de metal, pois cerca de 75% de todo o alumínio produzido desde 1888 ainda continua em uso hoje em dia. A Companhia foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership – USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, no Sul do Brasil, a Alcoa participa nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Neste ano, foi incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Pl ace to Work. Também foi uma das “empresas mais admiradas do Brasil”, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.

Ricardo Morato

CDI Comunicação Corporativa

55 11 3817-7933

www.cdicom.com.br