Armazenamento de gás natural

Armazenamento de gás naturalO gás natural, como a maioria das outras commodities, pode ser armazenado por um período indeterminado de tempo. A exploração, produção e transporte de gás natural leva tempo e, como o gás natural nem sempre é necessário imediatamente, pode ser injetado em instalações de armazenamento subterrâneo. Estas instalações de armazenamento, geralmente, são localizadas perto de centros de mercado que não têm um pronto fornecimento de gás natural produzido localmente.

O gás natural é normalmente armazenado no subsolo, em reservatórios de armazenamento de grande porte. Existem três tipos principais de armazenamento subterrâneo: reservatórios de gás esgotados, aquíferos e cavernas de sal . Além do armazenamento subterrâneo, no entanto, o gás natural pode ser guardado como gás natural liquefeito (GNL). GNL permite que o gás natural seja transportado e armazenado em forma líquida, ou seja, ocupa muito menos espaço que o gás natural gasoso.

Tradicionalmente, o gás natural tem sido um combustível sazonal. Ou seja, a demanda por gás natural é geralmente mais elevada durante o inverno no hemisfério norte, em parte porque ele é usado para o aquecimento em ambientes residenciais e comerciais. Armazenado, o gás natural desempenha um papel vital na garantia de que qualquer excesso de oferta entregue durante os meses de verão estará disponível para atender à crescente demanda dos meses de inverno.

Pipelines para estoque de gás natural

Pipelines para estoque de gás natural

No entanto, com a tendência recente de gás natural usado para a geração elétrica em ar condicionados e geladeiras, a demanda durante os meses de verão tem aumentado. O gás natural no armazenamento também serve como um seguro contra eventuais acidentes imprevistos, desastres naturais ou outras ocorrências que possam afetar a produção ou a entrega de gás natural.

Armazenar gás natural é importante para a manutenção da confiabilidade do fornecimento necessário para atender às demandas dos consumidores. No passado, esse gás guardado era utilizado para servir apenas como um tampão entre transporte e distribuição, para assegurar o abastecimento de gás natural para as mudanças sazonais de demanda e a demanda inesperada. Agora, além de servir esses fins, armazenamento de gás natural também é usado pelas indústrias por razões comerciais. Por exemplo: a compra de gás natural quando os preços estão baixos e retirada e venda quando os preços sobem, por exemplo.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Existem basicamente dois usos para o gás natural em instalações de armazenamento: requisitos de reuniões de carga de base e a satisfação dos requisitos de carga de pico. Como mencionado, o armazenamento de gás natural é necessária por duas razões: atender aos requisitos de demanda sazonais e como um seguro contra rupturas de abastecimento imprevistos.

Uma base de dados de capacidade de armazenamento de carga é usada para atender aumentos de demanda sazonal. Instalações de carga de base são capazes de segurar o gás natural por tempo suficiente para satisfazer a longo prazo as exigências de demanda sazonais. Normalmente, a taxa de turn-over para o gás natural nessas unidades é de um ano, o gás natural é geralmente injetada durante o verão e retirado durante o inverno. Esses reservatórios são maiores, mas as suas taxas de entrega são relativamente baixas, significando que o gás natural que pode ser extraído a cada dia é limitado. Em vez disso, estas instalações proporcionam um fornecimento prolongado e constante de gás natural.

Duto de gás natural em manutenção

Duto de gás natural em manutenção

Reservatórios de gás empobrecido são o tipo mais comum de base de instalação de armazenamento de carga. Instalações de armazenamento de pico de carga, por outro lado, são concebidos para ter capacidade de entrega elevada por períodos de tempo curtos, o que significa que o gás natural pode ser retirado da armazenagem rapidamente em caso de necessidade. Instalações de carga de pico se destinam a atender procuras repentinas a curto prazo. Estas instalações não conseguem guardar tanto gás natural quanto instalações de carga de base. No entanto, podem proporcionar quantidades menores de gás mais rapidamente e também podem ser reabastecidas em um período mais curto de tempo do que as instalações de carga de base.

Enquanto as instalações de carga de base têm injeção de longa duração e estações de retirada, entregando o gás natural nas instalações cerca de uma vez por ano, as facilidades de pico de carga pode ter taxas de turn-over tão curtas quanto alguns dias ou semanas. Cavernas de sal são o tipo mais comum de instalação de pico de carga de armazenamento, embora os aquíferos possam ser utilizadas para satisfazer estas exigências também.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password