Benefícios de usar óleos sintéticos em motores

Benefícios de usar óleos sintéticos em motoresAlguns anos atrás, o uso de óleos sintéticos em motores não era muito bem visto por mecânicos e engenheiros, e até mesmo por leigos no assunto, que preferiam investir dinheiro em óleos de base. Com o avanço da tecnologia na produção de lubrificantes sintéticos, hoje em dia, o uso desses produtos em motores está em voga em virtude de razões diferentes. Um grande número de pessoas está se voltando para o uso de óleos sintéticos, em vez do tradicional óleo de base, em detrimento dos diversos benefícios de usar óleos sintéticos em motores, especialmente em longo prazo.

A primeira razão é que, embora os óleos sintéticos sejam comparativamente mais caros do que os lubrificantes tradicionais, estes suprimentos podem durar muito mais tempo e exigem menos mudanças de óleos. Os lubrificantes sintéticos têm excelente resistência ao calor e à oxidação, além de ter uma vida útil bem prolongada, o que permite grande economia de tempo e dinheiro.

Óleos sintéticos Os óleos sintéticos têm maior índice de viscosidade inicial e repartição menor da viscosidade em relação aos tradicionais lubrificantes industriais. Eles têm mais moléculas de tamanho uniforme e estabilidade de viscosidade bem superior. Assim, esses produtos fornecem menos calor e mais proteção ao motor. Ou seja, que proporcionam maior vida útil ao motor.

Nos tipos de óleo à base de petróleo, alguns componentes encontrados são inúteis em termos de benefícios ao funcionamento do motor. Remover esses componentes do óleo é uma tarefa muito cara e complicada. A repartição destes ingredientes na máquina produz resíduos e afeta o desempenho do motor e suas partes, além de produzir poluição também. Em óleos sintéticos tais ingredientes não são encontrados. Eles são especialmente preparados para fins específicos e destinados a veículos específicos, tais como óleos para engrenagens, óleos de motocicleta, fluidos de transferência de calor, etc. Eles oferecem melhor lubrificação e desempenho e menos poluição em relação aos óleos para motores convencionais.

Em temperaturas baixas, os tipos de lubrificantes convencionais derivados do petróleo e destinados a motores podem se tornar sólidos. Diferentemente dos óleos à base de petróleo, os lubrificantes sintéticos permanecem fluidos, mesmo no frio extremo. O uso de óleos sintéticos no motor de carros, por exemplo, também controla a formação de ácido, proporcionando maior proteção e reduzindo o desgaste. O uso de óleos de motor sintéticos regularmente diminui a necessidade de manutenção maior e melhora a vida útil dos motores e seus componentes.