Cabos livres de halogênio

Cabos livres de halogênioRevestimento livre de halogênios ou baixa fumaça (halógenos zero ou HZ) descreve um tipo de encapamento de cabos associado com a fiação e os sistemas de rede de fibra óptica. Compreendendo a camada externa de revestimento que protege os fios e linhas de fibra óptica, o material tornou-se popular por causa de suas características de segurança.

Outros cabos de rede diferentes podem ser revestidos com cloreto de polivinilo (PVC), polietileno ou poliuretano termoplástico (TPU), a capa de halógeno zero tem certas vantagens em condições extremas.

Sob o calor ou chama direta, materiais tradicionais podem emitir substâncias químicas tóxicas, como cloreto de hidrogênio, que se torna ácido clorídrico em contato com a água. Já o HZ, por outro lado, não emite tais toxinas. Por isso, é muitas vezes usado em áreas com ventilação baixa ou alta atividade humana.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

O revestimento sem halogênio não é inflamável. É mais facilmente eliminado do que o cabeamento convencional e mais facilmente padronizado dentro de normas de regulamentação. Este material também acomoda tipos mais padrão de conexão de cabo, correções e meios de transmissão, sejam eles elétricos, eletrônicos ou digitais. É um revestimento que não só protege o seu meio, mas o equipamento e as pessoas também.

Os halógenos (ou halogênios) são representados por elementos potencialmente tóxicos que incluem flúor, cloro e iodo.

Geralmente encontrados em aeronaves, na construção civil e em aplicações ferroviárias, os revestimentos livres de halogênios, ou de baixa de fumaça, têm sido muito usados por conta de regulamentações de segurança para tecnologias baseadas em halogênios.

Essas legislações têm motivado os fabricantes de eletrônicos a garantir a conformidade da tecnologia. Mais leve e mais amiga do ambiente, produtos HZ ajudam a preservar iniciativas verdes. O material também permite configurações mais eficientes em rede por causa de seu tamanho menor.

Modelo de cabo halogen-free

Modelo de cabo halogen-free

Em informática, essa tecnologia é bastante presente por suas propriedades de resistência ao calor. A maioria dos computadores pode conter até 27 metais potencialmente perigosos, o que ofereceria grandes riscos de segurança.

Fornecendo material para cabos blindados e cabos coaxiais, o revestimento livre de halogênios também é encontrado em outros tipos de cabos, como multicore. Este revestimento é fabricado a partir de polipropileno, que é muito resistente à chama e emite muito pouca fumaça. A ausência de gases tóxicos faz este tipo de encapamento uma opção excelente para engenheiros e técnicos.

A fim de proteger as pessoas e os equipamentos, arquitetos e engenheiros de rede desenvolvem seus sistemas especificando esses materiais para instalações.

A ausência das emissões de gases e ácido corrosivo torna este tipo de cabeamento uma escolha ótima para áreas com pouca ventilação e tráfego pesado de pessoas, como instalações industriais, escolas, shoppings ou hospitais.

Diferentes tipos de cabos livres de halogênios oferecem características diversas, como a tensão de operação e intervalos de temperatura. Como com outras variedades de cabos, as diferenças de flexibilidade e valores elétricos descrevem este cabo, juntamente com fatores convencionais, como condutividade e características de diâmetro.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password