Como avaliar uma proposta de emprego

Como avaliar uma proposta de empregoQuando se está empregado ou não e se tem algumas ofertas de emprego a considerar, alguns fatores devem ser levados em conta na hora da decisão. O trabalho que você aceitar nesse momento pode ser sua “segunda casa” por um bom tempo.

Qual é a coisa mais importante a considerar na hora de avaliar uma proposta de emprego? Salário, benefícios de saúde ou tempo de férias? Ou poderia ser a cultura corporativa ou a proximidade com a sua casa? E quanto ao seu chefe e colegas de trabalho – será agradável trabalhar com eles?

Como dá para perceber, só alguns desses itens são negociáveis. Você pode tentar obter um maior salário ou mais tempo de férias. No entanto, benefícios de plano de saúde são, muitas vezes, padrão em todas as empresas. A cultura corporativa não vai mudar por você e seu chefe e colegas de trabalho não vão a lugar algum.

Cada um de nós, é claro, é diferente. Às vezes, algo importante para uns não tem tanto valor para outros. Um grande exemplo disso é uma pesquisa realizada pelo site Career Planning (Planejamento de carreira), com a pergunta: “O que te dá mais satisfação no trabalho?”. Entre os entrevistados, 20% escolheram “respeito do meu chefe”, 17% disseram “salário”, e 62% disse “amo o que faço”. Enquanto a maioria dos entrevistados respondeu que amar o trabalho é o mais importante, há aqueles cujas opiniões eram diferentes.

Salário

Mesmo se o dinheiro não é o que lhe dá a satisfação maior na carreira, ninguém pode discutir a sua importância. Você precisa de uma certa quantia de dinheiro para pagar as contas, por exemplo. A maioria de nós também quer ter certeza de que está sendo valorizado e que o valor está próximo ao que se paga no mercado de trabalho em vagas semelhantes.

É importante descobrir quanto ganham os profissionais da sua área para trabalhos relacionados na mesma indústria e na mesma região. Você pode obter essa informação em pesquisas salariais e outras informações em sites e veículos de comunicação. E não se esqueça: se outros aspectos da vaga de emprego parecem bons para você, é possível tentar negociar o salário.

Ambiente corporativo

Cada local de trabalho funciona de maneira diferente. O que é mais importante: trabalhar em um ambiente corporativo descontraído ou mais formal? Você pode ser feliz em dois ambientes totalmente diferentes. Você só precisa saber qual ambiente faria de você um profissional infeliz.

Cultura corporativa

Definida por Merriam-Webster como “o conjunto de atitudes, valores, metas e práticas que caracteriza uma empresa ou corporação”, a cultura corporativa deve ser um fator importante na sua decisão de aceitar uma oferta de emprego.

Se você valoriza o seu tempo longe do escritório, uma empresa com uma cultura corporativa que encoraja horas extras pode não ser para você. A filosofia do empregador é “vencer a qualquer custo” e a sua é “sempre jogar limpo”? Esta empresa não é para você. Você é um defensor fervoroso dos direitos dos animais? Através de uma pesquisa você pode descobrir que uma das subsidiárias da empresa faz testes em animais. Embora isso não afete as atividades do dia-a-dia de seu trabalho, pode não ser uma situação em que você se sinta confortável.

Como avaliar uma proposta de empregoTempo de trânsito

Quando você está considerando uma oferta de trabalho, tenha em conta a distância entre sua casa e o trabalho. O que pode ter parecido um trajeto razoável para percorrer para uma entrevista de emprego pode começar a causar desgaste quando você tem que fazer essa viagem de carro duas vezes por dia, cinco dias por semana, na hora do rush, ou então usando transporte público.

Chefe e colegas

Procure conhecer os colegas de trabalho antes de aceitar a vaga. Colegas que são difíceis de se conviver podem não influenciar o seu trabalho, mas eles vão afetar a qualidade do tempo que você gasta no trabalho. Geralmente, uma entrevista envolve um tour pelo escritório. Tente perceber se as pessoas parecem simpáticas e felizes. Isto pode ser difícil de verificar, mas vale a pena tentar. Este é o lugar onde o networking vem a calhar. Entre em contato com pessoas que você conhece para perguntar sobre a empresa e quem trabalha nela.

Cada um desses fatores, isoladamente, pode não ser fundamental na sua decisão de aceitar ou recusar uma proposta de emprego. Mas, quando você coloca todos juntos, porém, terá a informação necessária para fazer uma escolha consciente. E então será hora de comunicar sua decisão para o empregador – seja ela positiva ou negativa.

Aceitando ou recusando a oferta

Se você optar por aceitar ou rejeitar uma oferta de emprego, deve informar o empregador que fez essa oferta. Isto deve ser feito formalmente, por escrito, e se quiser por telefone também. Se sua resposta for “sim”, é óbvio porque você vai querer causar uma boa impressão com seu futuro empregador. Mas, por que é importante ser educado com alguém com quem você não pretende trabalhar? Bem, você não sabe o que o futuro reserva. Você pode, em algum momento, encontrar novamente com essa pessoa como superior, colega, cliente ou até mesmo como vizinho. Você certamente não quer deixar uma má impressão.