Como ocorre a micro fresagem

micro fresagemMicro fresagem, ou micro moagem, é um processo de fabricação utilizado para fazer peças muito pequenas, muitas das quais pode ser difícil distinguir a olho nu. Para produzir esses minúsculos componentes, as empresas contam com máquinas especiais de usinagem, que operam de modo semelhante aos tornos de usinagem, mas em uma escala menor. A micro moagem pode ser realizada em oficinas, instalações industriais, ou centros de manufatura. Enquanto muitos usam tornos de usinagem tradicionais, poucos praticam a moagem micro em casa devido ao alto preço associado a este equipamento.

O processo de moagem micro envolve a produção de peças menores e componentes utilizados na indústria moderna. Estas peças são muito pequenas, geralmente medidas em microns, ao invés de em pés ou metros. Como um exemplo, um cabelo humano regular mede cerca de 50 mícrons de largura. A micro fresagem, muitas vezes, envolve peças de metal que medem ainda menos do que 50 mícrons, e muitas máquinas utilizadas neste processo têm uma tolerância de mais ou menos dois mícrons. Alguns equipamentos avançados podem até mesmo produzir tolerâncias de menos de um mícron.

Esses pequenos componentes desempenham um papel vital em muitas indústrias modernas. Equipamentos médicos e eletrônicos, em alguns casos, incorporam componentes que medem apenas alguns mícrons. Isto permite às empresas fazer estes equipamentos ainda mais leves e menores, ao longo do tempo. O mesmo acontece no caso de aplicações militares e aeroespaciais, em que a micro moagem e outros processos avançados permitem que aviões e satélites possam viajar de novo e executar tarefas complexas que não seriam possíveis com equipamentos maiores. A natureza altamente precisa da técnica em questão assegura que pequenos componentes funcionem como o necessário em muitos tipos de aplicações.

Máquina de micro fresagem vertical

Máquina de micro fresagem vertical

Uma micro fresadora inclui muitos dos mesmos componentes encontrados numa fábrica tradicional, mas com tudo condensado em um dispositivo de mesa única. Linhas inteiras de moagem e de processo de montagem podem contar com essas máquinas, tudo sem a necessidade de intervenção humana. Lasers e outros sensores são usados para medir com precisão os componentes. Ferramentas de corte cortam pequenos pedaços de metal e moldam o metal conforme ele gira, resultando em total precisão.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
O tamanho destas máquinas varia de acordo com o tipo ou o volume do produto a ser fabricado. A maioria destas máquinas é operada por meio de um painel de controle separado ou monitor. Programas especiais permitem que os usuários liguem a máquina de moagem remotamente, e especificam o tamanho exato e a quantidade de cada componente. As matérias-primas são alimentadas para dentro da máquina, enquanto que os produtos acabados são embalados e preparados para transporte.