Como se tornar um bom soldador

SoldadorA soldagem é o processo onde duas partes metálicas são unidas de forma permanente. O processo envolve a aplicação de calor sobre as peças de metal até que os metais atinjam o seu ponto de fusão e se unam. Dependendo do tipo de solda a ser utilizada para unir duas peças metálicas, o processo de soldagem pode requer equipamentos de solda, tais como arcos de carbono, eletrodos, fios de alimentação, e metal derretido.

Soldadores trabalham em uma variedade de indústrias, unindo metais com o calor. Como a soldagem é um processo de fabricação relativamente fácil os soldadores podem trabalhar com vários tipos de estruturas, como móveis, tubulação, reforços de aço e outros.

A soldagem hoje é uma das áreas mais importantes na fabricação de estruturas e componentes metálicos. Além disso, com o mercado do petróleo crescente a demanda por soldadores também aumenta. A solda não é tão ameaçada pelos avanços tecnológicos devido à sua dependência de supervisão humana, e o fato de que a soldagem automatizada simplesmente não pode realizar muitos projetos. O salário do soldador varia de acordo a indústria, com o nível de formação e treinamento entre outros fatores.

A soldagem encontra suas aplicações em empresas aeroespaciais, refinarias, usinas de energia, construção naval, construção de pontes, e muitas outras áreas de produção. O trabalho de um soldador é exigente, pois implica em muita responsabilidade.

Especialidade de soldadura e escolas profissionais

Há vários cursos de soldagem disponíveis em todo o país. É importante olhar folhetos e colher informações para que um futuro soldador determine se o programa é específico para ele ou não.Máquina de solda

Cursos de soldagem podem durar semanas ou meses. As aulas são dirigidas a um vasto leque de candidatos, assim as escolas costumam oferecer aulas diurnas e noturnas, de acordo com a programação de horários. Cursos competitivos proporcionarão aos alunos, adequadas baias de soldagem para a aprendizagem prática e os cursos serão ministrados por professores certificados, que podem ser profissionais da indústria ou ex-professores de solda profissional. Além disso, as turmas geralmente são pequenas o suficiente para chamar a atenção individual.

Muitas escolas oferecem tipos diferentes de treinamento, das classes estruturais gerais a cursos mais específicos. Os cursos mais avançadas custam geralmente mais caro. Alguns cursos fornecem estágios nas indústrias.

Um grande atrativo para uma classe de soldagem é a assistência na procura de emprego oferecida aos alunos. Não só os estudantes têm em mãos, a formação profissional, mas as escolas normalmente organizam visitas de negócios para as empresas poderem recrutar novos soldadores do corpo discente. Mesmo que a indústria da soldadura tenha taxas de emprego muito boa, ter este tipo de ajuda pode facilitar encontrar um emprego e começar uma carreira de soldador.

Soldadores profissionais certificados, se tornam mais atraentes para potenciais empregadores e clientes. Olhe as exigências da certificação ou peça a informação na escola de solda. A maioria das escolas tem programas de certificação, além de classes em geral.

Treinamento de trabalho

Os empregadores estão ávidos por novos talentos, mas também estão ansiosos para manter este talento. Se um investimento na formação de um soldador sem experiência vai se pagar em um relacionamento de longo prazo entre o trabalhador e a empresa, então a empresa será a mais interessada em contratar o soldador em perspectiva. É por isso que muitas empresas acolhem programas de aprendizagem. Esses programas oferecem treinamento de trabalho de formação para soldadores em perspectiva, enquanto normalmente oferece algum tipo de bolsa. Isto ocorre no âmbito de um acordo específico, assinado por ambas as partes, sobre a duração e âmbito da formação, bem como o objetivo do candidato a permanecer na empresa por um período específico de tempo.
A formação de soldadores pode variar desde um treinamento formal em uma escola até a formação de soldadores pouco qualificados em cursos rápido oferecidos por empresas. Para obter melhores perspectivas de emprego, pode-se fazer um curso mais específico em uma faculdade. Há cursos com certificação disponíveis em vários institutos conhecidos.

História da soldagem

A história da soldagem pode ser rastreada desde a Idade do Bronze. A história mostra que desde as épocas mais remotas, vários artefatos já eram fabricados a partir da forma primitiva de soldagem. Os primeiros itens construídos em pequenas empresas foram caixas redondas de ouro. Em 1800, o inventor e químico britânico, Sir Humphry Davy, estabeleceu um processo de soldagem, produzindo um arco com dois eletrodos de carbono por meio de uma bateria. Mais adiante, Nikolai N. Benardos garantiu duas patentes, que mostrou um suporte básico de eletrodo. Este é considerado o início do uso de arco de carbono na soldadura. Mais tarde foram introduzidos eletrodos de metal. A fim de fornecer um arco estável, por volta de 1900, AP Strohmenger veio com um eletrodo metálico revestido. Durante o mesmo tempo, o processo de solda por resistência foi sendo refinado. Os processos incluíram a soldadura de extremidade instantânea, a soldadura de ponto, e a soldadura de projeção. A soldadura de arco de plasma foi inventada em 1957 e o desenvolvimento mais recente é soldadura de fricção.

Segurança na soldagem

As pessoas envolvidas na soldagem precisam tomar algumas precauções. Enquanto uma parte metálica está sendo soldada, a intensidade da corrente elétrica a ser produzida pelos arcos de carbono cria faíscas que voam em todas as direções. O equipamento de segurança deve sempre ser usado pelos trabalhadores, protegendo seus olhos de danos. Como o metal é quase sempre derretido, os trabalhadores devem usar óculos de proteção, uma máscara acompanhada por lentes protetoras, calçados de segurança, e outros dispositivos para evitar lesões oculares e queimaduras. Caso eles estejam trabalhando em uma área de construção, também devem ser protegidos de objetos pesados que possam cair de alturas maiores. É recomendado aos soldadores que operem em compartimentos adequadamente ventilados, para não inalarem partículas e gases emitidos pelo arco de metal e carbono. Por outro lado, a soldagem automatizada requer que a pessoa use apenas óculos de proteção ou um protetor facial.

Soldagem como uma carreira

Os soldadores realizam uma tarefa tão desafiante e também assumem uma grande quantidade de responsabilidade. Fora isso, eles enfrentam a perspectiva de trabalhar em um ambiente repleto de peças metálicas enormes e com uma grande quantidade de gases. As pessoas que pretendem prosseguir com uma carreira de soldador devem ter em mente esta realidade ao se candidatar a uma vaga. As oportunidades de trabalho variam de acordo com os níveis de habilidade do soldador. Os empregadores muitas vezes preferem soldadores que possuam um bom conhecimento do processo e sejam bem treinados em tecnologias avançadas de soldagem.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password