Desenvolvimento sustentável em construção

Desenvolvimento sustentável em construçãoDesenvolvimento sustentável é a criação de empresas, residências e prédios públicos e privados que atendam às necessidades das pessoas que os ocupam, reforçando simultaneamente a saúde humana e ambiental.

Nos últimos anos, práticas de construção sustentável se tornaram muito mais proeminentes entre construtoras, arquitetos, desenvolvedores e planejadores urbanísticos na construção de edifícios residenciais e comerciais e as comunidades.

O ponto principal do desenvolvimento sustentável é a conservação dos recursos naturais para tentar mitigar os efeitos de gases de efeito estufa, aquecimento global e outras ameaças ambientais. Desenvolvimento sustentável trabalha para reduzir o impacto da construção sobre as pessoas e o meio ambiente.

Surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável

A idéia de sustentabilidade teve origem na Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, da Organização das Nações Unidas, que foi a primeira reunião da entidade a discutir a preservação e valorização do meio ambiente. O documento produzido na época proclamava que “a proteção e melhoria do ambiente humano são questões importantes que afetam o bem-estar dos povos e o desenvolvimento da economia em todo o mundo e é o desejo urgente dos povos e dever de todos os governos “.

O evento provocou o que é comumente conhecido como “Movimento Verde”, que é um termo abrangente para todos os esforços para se tornar uma sociedade “mais verde” e sustentável.

Certificação LEED

A certificação LEED (em inglês Leadership in Energy and Environmental Design, ou Liderança em Energia e Design Ambiental) é um sistema de certificação de terceiros desenvolvido pela Green Building Council dos Estados Unidos que se tornou um padrão reconhecido internacionalmente na construção civil e desenvolvimento sustentável.

LEED utiliza cinco áreas principais para determinar se um edifício cumpre os padrões para a saúde ambiental e humana:

desenvolvimento local sustentável
economia de água
eficiência energética
coleta seletiva de materiais
qualidade ambiental interna
O objetivo do sistema LEED é trabalhar para melhorar o desempenho nas áreas que afetam mais diretamente a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Existe uma certificação LEED específica para cada tipo de construção. O sistema abrange nove tipos diferentes, a fim de atender às suas estruturas únicas e usos. Os tipos são:

Construção nova
Edifícios existentes: Operação e Manutenção
Interiores comerciais
Estrutura (core & shell)
Escolas
Espaços de varejo
Instalações de saúde
Casas
Desenvolvimento de bairro
Desenvolvimento Sustentável em Edifícios Residenciais e Comerciais

Desenvolvimento sustentável em construçãoEm casas residenciais e edifícios comerciais, há vários aspectos do desenvolvimento sustentável que podem ser implementados tanto em novas construções quanto em edifícios existentes, como:

Construção com materiais reciclados ou renováveis / materiais locais
Uso de isolamento de soja ou de algodão com alta resistência ao calor
Conservação e reuso de água
Aparelhos de baixo consumo de energia
Banheiro e cozinha com luminárias e água eficientes
Uso de energia alternativa (eólica, solar, etc)
Uso de lâmpadas de baixo consumo de luz
Desenvolvimento sustentável em comunidades

Muitas coisas estão sendo feitas também no desenvolvimento sustentável de comunidades inteiras. Esses são geralmente os novos projetos que estão sendo iniciados e desenvolvidos com a sustentabilidade em mente.

Residências e edifícios comerciais nessas comunidades usam as práticas sustentáveis acima e também exibem as qualidades que são conhecidas como os aspectos do novo urbanismo. Novo urbanismo é um planejamento urbano e movimento do design que trabalha para criar comunidades que apresentem o melhor da vida urbana. Alguns desses aspectos incluem:

Desenvolvimento de uso misto (uso comercial e residencial)
Espaços verdes
Comunidades em que o carro não seja uma necessidade primária
Grandes parques ao invés de grandes armazéns
Stapleton, um exemplo de bairro sustentável

Stapleton, bairro de Denver – Colorado (EUA), é um exemplo de uma comunidade baseada em desenvolvimento sustentável.

O novo Internacional Stapleton Airport foi construído principalmente com materiais reciclados. Todos os prédios de escritórios têm certificação LEED e todas as casas participam do programa ENERGY STAR de economia de energia.

Cerca de 93% dos lares de Stapleton praticam a reciclagem – o maior índice na cidade de Denver. Todas as pistas do antigo aeroporto foram recicladas e transformados em ruas, calçadas, calçadas e ciclovias. Além disso, quase um terço do bairro é composto de espaços verdes ao ar livre. Estes são apenas alguns dos sucessos obtidos com o uso de práticas de construção civil sustentável no bairro de Stapleton.

Benefícios de Desenvolvimento Sustentável

O principal objetivo das práticas de construção sustentável é melhorar e preservar a saúde de pessoas e de nosso meio ambiente no médio e longo prazo.

No entanto, o desenvolvimento sustentável também tem benefícios financeiros. Luminárias eficientes reduzem as contas, assim como o reaproveitamento da água.

O desenvolvimento sustentável trabalha para criar prédios e casas que beneficiem, ao invés de degradar a saúde dos seres humanos e do meio ambiente. Defensores do desenvolvimento sustentável sabem que tanto os benefícios de longo prazo e de curto prazo do desenvolvimento sustentável o tornam um empreendimento de valor que deve ser encorajado e utilizado em todas as instâncias possíveis.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password