Desvantagens do uso de polipropileno

Desvantagens do uso de polipropilenoO polipropileno é um polímero termoplástico que foi desenvolvido em meados do século 20. Ao longo dos anos, o polipropileno tem sido utilizado em uma série de aplicações, principalmente como fibra para carpetes e estofados para cadeiras, móveis e automóveis. O polipropileno também tem sido um suprimento importante para a indústria de plásticos, fornecendo um material barato que pode ser aproveitado na criação de todos os tipos de produtos plásticos para o lar e escritório. Apesar de tantos benefícios, as desvantagens do uso do polipropileno desta natureza são fatores que impedem seu melhor aproveitamento na indústria.

Tecidos com polipropilenoUma das principais desvantagens de polipropileno é que produto tem uma resistência à adição de corantes ou tinta, uma vez que o processo de resfriamento já foi concluído. Isso pode tornar a matéria-prima mais difícil de trabalhar, especialmente em aplicações onde o polipropileno é empregado para fabricar produtos de uso doméstico, tais como os organizadores da prateleira. Os fabricantes de polipropileno devem ter muito cuidado para adicionar a quantidade certa de corantes e no momento correto durante o processo de resfriamento, ou o material se torna mais suscetível à quebra.

Quando se trata do uso do polipropileno em carpetes e estofados, os fabricantes de têxteis têm de estar atentos em relação à temperatura da máquina quando a fibra está passando pelo processo. Se a fibra se torna muito quente, há uma tendência de quebra e derretimento da fibra sobre os rolos de vários tipos de máquinas têxteis. Os equipamentos utilizados para torcer, girar e dobras as fibras de polipropileno necessitam de serem monitoradas de perto para garantir a qualidade e a segurança do processo de produção.

Com relação ao produto final, uma atenção extra é igualmente bem aceita. O polipropileno tem uma tendência a diminuir seu tamanho após ser tecido em um padrão ou desenho. Levar em conta a taxa média de encolhimento do polímero é o que torna possível aos fabricantes avaliarem com precisão a quantidade de fio de polipropileno no tecido ou no material para compra.