Equipamento de testes elétricos

Equipamento de testes elétricosOs dispositivos eletrônicos disponíveis no mercado já fazem parte do dia-a-dia de todos, especialmente nas indústrias de diversos segmentos. Estes equipamentos de testes elétricos têm tornado as tarefas muito mais fáceis, precisas e seguras, otimizando e, consequentemente, custos de uma forma geral. Um produto muito útil utilizado pelas fábricas e equipe de manutenção no chão de fábrica atualmente é o equipamento de teste elétrico.

Os equipamentos para testes elétricos podem ser classificados em diferentes categorias conforme as diferentes indústrias que utilizam esses aparelhos. Entre os equipamentos usados são os equipamentos de testes e medição de tensão, como os voltímetros, amperímetros, multímetros e ohmímetros, equipamentos de testes elétricos em aviões, testadores de bateria e equipamentos automáticos de testes. Dada a seguir alguns detalhes sobre os diferentes tipos de testadores disponíveis no mercado atualmente:

Equipamentos de testes elétricos em aviões

Estes dispositivos são utilizados principalmente para testar componentes como resistores e capacitores. Estes são muito parecidos com as placas de circuito impresso, que incluem vários soquetes e slots para testar uma série de dispositivos eletrônicos. Estes testadores são também comumente aplicados em redes.

Testadores da bateria

Os equipamentos de testes para bateria são frequentemente empregados na indústria automotiva. São especialmente utilizados para testar a resistência e o desempenho das baterias de carros. Ele destina-se à análise de temperatura da célula de bateria, carga, resistência de corrente contínua, amperagem e voltagem. Ele também indica o estado atual da bateria e se o componente continuará a funcionar ou não, sendo uma ferramenta perfeita para indicar a necessidade de manutenção no dispositivo.

Equipamento automáticos de teste

Ele está entre os mais avançados aparelhos elétricos de teste, auxiliando na medição de alguns tipos específicos de unidades industriais, por meio de comandos automatizados. É um equipamento caro e manuseá-lo necessita de um conhecimento abrangente sobre os aspectos técnicos envolvidos na sua criação e também durante a sua fase de programação.

O lado mais interessante deste equipamento é que ele requer o esforço humano mínimo para operar e também é muito eficiente para o uso repetido e contínuo. Estes são popularmente utilizados para testar componentes como interconexões, verificações e as placas de circuito impresso. Assim, existem vários tipos destes aparelhos de testes elétricos disponíveis no mercado industrial para facilitar o uso e a testabilidade dos aparelhos eletrônicos de forma eficaz e sem falhas.

Um equipamentos de teste automatizado pode ser tão simples como um multímetro digital , cujo modo de funcionamento e as medições são controlados e analisados por um computador, ou tão complexo como um sistema que contém dezenas de instrumentos de teste complexos capazes de testar e diagnosticar automaticamente as falhas em sistemas eletrônicos complexos.