Equipamentos para soldagem

Equipamentos para soldagemEquipamentos para soldagem compreendem materiais ou dispositivos utilizados para uma ampla gama de propósitos. As máquinas de soldar e seus sistemas podem operar através da utilização de uma fonte de energia de soldagem. Atualmente, no mercado industrial, existem também sistemas completos com máquinas de corte, maçaricos, alimentadores, cabos, robôs, posicionadores e alimentadores. Para saber mais sobre equipamentos de solda utilizada, aqui está uma explicação de processos em que ele está sendo utilizado.

O método de soldagem a arco

A soldagem a arco envolve diferentes facetas de soldagem TIG, incluindo também a soldagem MIG (Metal Inert Gas). Às vezes, a soldura a arco também pode ser referido como MAG ou Metal Active Gas. Este é considerado um dos processos de solda a arco altamente populares por causa de sua versatilidade, fazendo uso de diferentes formas de gás para completar o processo. A lista inclui o dióxido de carbono puro, o gás argônio puro ou uma mistura desses dois componentes químicos.

Outro processo conhecido como soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) depende de equipamentos de solda novos ou usados. Este processo é chamado como tal porque faz uso de tungstênio, ao colidir com um arco entre a peça e o eletrodo de soldagem. O gás inerte utilizado neste tipo de processo de solda a arco é o argônio. Quando comparado ao de soldagem MIG, este é mais lento e é geralmente mais caro.

Outros processos de soldagem

Além dos processos de soldagem a arco que utilizam equipamentos de solda, a solda de fricção também é considerada outro método de soldagem. Exemplos disso são a soldagem de plástico, soldagem por feixe de elétrons e soldagem Oxicorte. Não importa o quão variados são esses processos, há um denominador comum que se aplica a todos. Este é o fato de que quando se projeta os equipamentos adequados para soldar, a máquina deve ser capaz de cumprir com bastante resistência à corrosão e diversos tipos de desgastes que ocorrem ao longo de sua vida útil.