Estoque gerido pelo fornecedor (Vendor Managed Inventory ou VMI)

Estoque gerido pelo fornecedor (Vendor Managed Inventory ou VMI)Vendor Managed Inventory (VMI), em inglês, quer dizer estoque gerido pelo fornecedor.

Em armazenagem e logística, VMI é um processo em que o fornecedor cria pedidos para os seus clientes com base em informações que eles recebem sobre a demanda do cliente. O fornecedor e o cliente estão vinculados por um acordo que determina os níveis de estoque, as taxas de preenchimento e os custos. Esse arranjo pode melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos, reduzindo os estoques e eliminando ações fora das situações.

VMI e EDI

Com VMI, o fornecedor especifica as quantidades de entrega enviadas para clientes através do canal de distribuição, utilizando dados obtidos a partir de Electronic Data Interchange (EDI). Há uma série de transações EDI, que podem formar a base do processo de VMI: 852, 855 e 856.

O primeiro é o registro de atividade do produto, que é conhecido como 852. Esta transação EDI contém a vendas e informações de inventário, como atividade-chave do produto e medidas de previsão, tais como

Quantidade vendida (em $)
Quantidade vendida (em unidades)
Quantidade na mão (em $)
Quantidade na mão (em unidades)
Quantidade de ordem (em $)
Quantidade de ordem (em unidades)
Quantidade recebida (em $)
Quantidade recebida (em unidades)
Quantidade de previsão (em $)
Quantidade de previsão (em unidades)
Estoque gerido pelo fornecedor (Vendor Managed Inventory ou VMI)As informações da EDI 852 podem ser enviadas a partir do cliente para o fornecedor em periodicidade semanal ou com maior frequência em indústrias de alto volume. O vendedor faz a decisão do pedido com base nesses dados na transmissão 852. O vendedor analisa a informação de que foi recebido do fornecedor e uma determinação do pedido é feita com base em acordo existente entre o vendedor e o cliente.

Muitos fornecedores usam um pacote de software de VMI para auxilia-los na determinação de requisições. Software de VMI pode ser parte de uma suíte de ERP, como SAP, ou ser uma opção independente, tais como produtos de Blue Habanero, LevelMonitor, NetVMI ou outros.

O software irá verificar se os dados são precisos e significativos. Ele vai calcular um ponto de reabastecimento para cada item com base nos dados e informações de clientes, como promoções, sazonalidade ou novos itens. A quantidade de cada item disponível ao cliente é comparada com o ponto de reabastecimento para cada item em cada localidade. Isto irá determinar se um pedido é necessário e quais as quantidades necessárias.

A segunda transação EDI que é usada em VMI é a confirmação do pedido de compra, que é conhecida como o 855. Este documento EDI enviado para o cliente contém vários campos, incluindo:

Número de Ordem de Compra
Data do pedido de compra
Ordem do pedido de compra
Quantidade
Preço
Número do Item
Descrição do item
Frete
Data de envio
Alguns vendedores fornecem um aviso de envio antecipado aos seus clientes para informa-los de uma entrada de pedido, que é conhecido como EDI 856. O aviso de envio difere da confirmação do pedido de compra, tanto pela oportunidade como pelo conteúdo. O 856 é enviado ao cliente após a expedição ter sido feita no momento do pedido de compra.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Por que usar VMI?

Um dos benefícios do VMI é que o fornecedor é responsável pelo fornecimento do cliente quando os itens são necessários. Isso remove a necessidade de o cliente ter estoque de segurança significativo. Estoques mais baixos para o cliente pode levar a economias significativas de custos.

O cliente também pode se beneficiar de custos de compra reduzidos. Como o fornecedor recebe os dados e não ordens de compra, o departamento de compras gasta menos tempo em cálculo e produção de ordens de compra. Além disso, a necessidade de correções de ordens de compra e de reconciliação diminui, o que reduz ainda mais os custos de compra. Redução de custos também pode ser encontrada nos custos de armazenagem reduzidos. Estoques mais enxutos podem reduzir a necessidade de espaço e dos recursos de armazenamento.

O fabricante pode ganhar alguns benefícios com o VMI, já que ele pode ter acesso a um ponto de venda (PV) de dados, o que facilita suas previsões. Os fabricantes também podem trabalhar com seus clientes planos promocionais em modelos de previsão, o que significa que estoque suficiente estará disponível quando as promoções forem executadas. Como um fabricante tem mais visibilidade aos seus níveis de estoque de clientes, é mais fácil garantir que a falta de estoque não vai ocorrer, já que eles podem acompanhar quando os itens precisam ser produzidos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password