História da linha de montagem

História da linha de montagemO desenvolvimento e a história da linha de montagem são considerados um dos eventos mais importantes na evolução da produção. O processo, que envolve o conjunto sequencial de um produto acabado em uma linha, continua eficientemente em movimento, substituindo métodos tradicionais de montagem. Embora a história da linha de montagem seja mais associada ao empresário americano Henry Ford, o início da linha de montagem automatizada começa na Revolução Industrial.

Como os seres humanos desenvolveram a tecnologia de máquina, o conceito de montagem eficiente tornou-se um interesse natural na fabricação. Antes da linha de montagem, a fabricação dependia das mãos habilidosas de um artesão, que conseguia a matéria-prima e a transformava em um produto acabado, concluindo cada etapa em sua própria. Este método de treinamento exigia considerável e experiência, e permitia a criação de apenas um item de cada vez. Enquanto os itens feitos manualmente são valiosos e artísticos, a sua produção raramente é eficiente ou capaz de atender a demanda por produção em massa com a automação dos processos.

As influências que levam ao desenvolvimento da linha de montagem moderna vieram a partir de uma variedade de fontes inovadoras. Frigoríficos no Meio-Oeste americano eram notáveis por suas “linhas de desmontagem”, em que os trabalhadores e máquinas sistematicamente dissecavam animais abatidos pela sua carne.

As primeiras versões da linha foram adotadas em fábricas no Reino Unido e nos Estados Unidos, para gerenciar as máquinas produtoras de massa da Revolução Industrial. Os armeiros Samuel Colt e Eli Whitney também podem ter desempenhado um papel importante na história da linha de montagem, mas introduzindo as ideias de linhas de trabalho divididas e peças mecânicas intercambiáveis.

Linha de montagem de automóveis

Linha de montagem de automóveis

Possivelmente o melhor momento conhecido na história da linha de montagem é a introdução da Ford na linha de produção em movimento. Usado para produzir os carros famosos T do início do século 20, a linha moderna de trabalho era dividida em dois segmentos distintos, de modo que cada trabalhador dominava apenas uma tarefa.

A instalação de um transportador de correia na linha permitiu que as peças fossem montadas do começo ao fim em um processo suave, usando o trabalho pouco qualificado e concluindo a montagem de automóveis em um determinado período de tempo. Além do tempo de produção em alta velocidade e menos exigência em treinamento, a famosa Ford era elogiada por sua linha de montagem móvel como um meio para que os trabalhadores ganhassem mais, já que as fábricas podiam pagar salários mais altos, conforme os custos de produção diminuíam.
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Avanços na tecnologia têm levado à oportunidade de montagem automatizadas, onde a maior parte do trabalho é feito por máquinas, o que pode reduzir o esforço físico e mental dos trabalhadores, mas também pode resultar em menos empregos.

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