Iveco instala centro de desenvolvimento no Brasil

A Iveco vai criar um centro de engenharia de produto em Minas Gerais, com a responsabilidade de coordenar o desenvolvimento de veículos da marca para toda a América Latina. Os investimentos somam R$ 30 milhões em equipamentos, sistemas, pessoal e treinamento. O centro de engenharia entrará em operação em dois meses e terá ligação direta com o setor de desenvolvimento de produto da Iveco italiana, localizado em Turim. A atual área de engenharia da empresa em Córdoba, na Argentina, passará a trabalhar integrada ao centro brasileiro.

Para comandar a nova atividade, a Iveco contratou Renato Mastrobuono, ex-diretor de desenvolvimento de produto e qualidade da VW Caminhões, com 40 anos de experiência no setor automotivo nacional, 30 dos quais no setor de caminhões. Como novo diretor de desenvolvimento de produto, terá sob seu comando uma equipe de cerca de 35 profissionais no País, entre engenheiros, projetistas e técnicos.

“A chegada de Mastrobuono faz parte do processo de fortalecimento da equipe Iveco no Brasil. Sob sua condução, a área de desenvolvimento de produto trabalhará cada vez mais voltada para o cliente, que é o elemento fundamental de nossa estratégia na América Latina e, em especial, no Brasil, onde pretendemos pisar fundo no acelerador a partir de agora”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America, que assumiu o cargo em janeiro.

Como linha de trabalho, Mastrobuono pretende estender ao máximo o conceito das “soluções vocacionais”, com atenção para as mais variadas necessidades dos clientes. “Os transportadores operam hoje muito focados e precisam de veículos cada vez mais específicos. Vamos oferecer a eles produtos que aumentem sua competitividade e eficiência em seus ramos de atuação”, informa Renato Mastrobuono. “Para cada vocação do transporte, um caminhão diferente, especial”.

A estrutura será enxuta: um centro de engenharia atenderá a duas “plataformas”, uma de veículos leves e outra dos médio-pesados, cobrindo assim todo o leque que vai de 3,5 a 74 toneladas de PBTC. O Centro contará com dois escritórios em Minas: marketing de produto, especificação técnica e homologação ficará em Nova Lima (MG), onde está a sede da Iveco; design, engenharia, construção de protótipos e testes serão realizadas na fábrica de Sete Lagoas.

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