Lâmpadas incandescentes devem ser retiradas do mercado até 2016

Lâmpadas incandescentes devem ser retiradas do mercado até 2016Desde o dia 1º de julho, já estão valendo as novas regras para retirada das lâmpadas incandescentes do mercado brasileiro. Atualmente, elas são respónsáveis pela iluminação de cerca da metade das residências no país, frente a um parque de iluminação da ordem de 550 milhões de lâmpadas anuais.

O fato prova que o Brasil ainda tem muito a avançar em eficiência energética no quesito iluminação. Esta é a opinião do diretor da Divisão de LED da Lâmpadas Golden, Ricardo Cricci. O produto, que consome 10% da energia para gerar luz, desperdiçando os 90% restante para geração de calor, não atende mais as demandas por eficiência e durabilidade, tanto que muitos países já o baniram do mercado.

No Brasil, faz 11 anos que a falta de chuvas provocou um racionamento de energia nacional e contribuiu para desencadear uma mudança de comportamento do brasileiro frente ao consumo de eletroeletrônicos. A preocupação com a escassez de energia e a busca de soluções que contemplem boa iluminação conjugada a equipamentos mais eficientes e formas inteligentes de utilização atinge a todos, independente de classe social.

Ao mesmo tempo em que o aumento do poder de compra do brasileiro permite o acesso a produtos antes inacessíveis, no quesito lâmpada sua atitude vem mudando desde o apagão de 2001. Decorridos 11 anos da entrada das lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) no País, elas atualmente representam cerca de 200 milhões de unidades vendidas segundo estimativa da Golden.

Este mercado, que cresce cerca de 20% ao ano, apresenta na avaliação de Cricci “um índice muito pequeno quando comparado ao tamanho do mercado, visto que a lâmpada incandescente ainda deve ser responsável por aproximadamente 50% da iluminação residencial no Brasil”. Com a legislação que prevê a retirada gradual destas lâmpadas (superior a 40 Watts) a partir de 30 de junho de 2012, este se apresenta como um mercado promissor para as empresas de iluminação. Segundo técnicos do Ministério das Minas e Energia, só a substituição de lâmpadas por modelos mais econômicos geraria ao país uma economia de 10 milhões MWH/ano até 2030.

Lâmpadas fluorescentes são mais econômicas e mais ecológicas

Lâmpadas fluorescentes são mais econômicas e mais ecológicas

Desde a invenção da incandescente em 1879, as lâmpadas fluorescentes compactas representam um marco na história da iluminação e vem contribuindo para mudar o comportamento do consumidor.

Segundo Cricci, o preço elevado e a vasta oferta de produtos sem certificação técnica que assolaram o mercado nos primeiros anos contribuíram para acentuar a resistência do consumidor frente à nova tecnologia. “A ausência de uma legislação específica fez com que o mercado fosse invadido por produtos de péssima qualidade, surgindo um preconceito contra a lâmpada compacta em função da concorrência com aquelas sem qualidade lumínica, vida curta e ausência de garantia”, explica Cricci.

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Com a implementação da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), bem como do selo do Procel e do Inmetro para assegurar a qualidade e a eficiência energética do produto, a lâmpada fluorescente compacta foi conquistando credibilidade. Hoje, suas qualidades técnicas, como durabilidade até oito vezes maior e economia de até 80%, estão amplamente disseminadas e mais acessíveis em termos de preço e aplicabilidade. Este mesmo caminho deve ser percorrido pelo Ligh Emiting Diodes – LED.

A tendência de consumo aponta favoravelmente para as fontes eficientes, com baixo índice de metais pesados, de longa duração e de IRC (Índice de Reprodução de Cor) elevado. Neste aspecto, o LED destaca-se a melhor alternativa em termos de Lumens por Watt disponível no mercado. Com vida útil que pode chegar a 25 mil horas e baixo consumo de energia, ele é a grande coqueluche do momento.

Segundo Cricci, daqui quatro anos os investimentos na tecnologia LED devem representar 50% do consumo total de lâmpada no país. Ele afirma que “esta tendência tem motivado a diversificação da oferta de produtos ligados ao mercado sustentável, forçando uma verdadeira revolução no portfólio de fabricantes de lâmpadas”.

A Lâmpadas Golden é uma empresa de iluminação que atua no mercado brasileiro desde 1990, reconhecida por oferecer uma vasta gama de produtos que tem como compromisso a eficiência energética. Assentada nos pilares tecnologia, qualidade, capacitação, sustentabilidade, economia e inovação, o compromisso da Golden é oferecer soluções sustentáveis em iluminação, com produtos que aliem durabilidade com melhoria do fluxo luminoso e menor consumo de energia.o no blog www.golden.blog.br.

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