Lenovo e NEC Corp formam joint venture

Lenovo e NEC Corp formam joint venture As empresas do setor de eletrônicos NEC Corp, maior marca de microcomputadores no Japão, e Lenovo Group, quarta maior marca de computadores em nível mundial, anunciaram no último dia 27 de janeiro o acerto de uma parceria (joint venture) para produção de computadores no Japão. Desse modo, irão concorrer em pé de igualdade com uma das maiores fabricantes globais de computadores, a Hewlett-Packard (HP).

O acordo permitirá que a Lenovo, sedeada na China, consiga aumentar suas vendas no mercado japonês, e, assim, ambas as empresas passem a estar bem posicionadas para desafiar a grande titã HP e outras empresas concorrentes de mercado. A multinacional Lenovo terá uma participação de 51% na joint venture, denominada NEC Lenovo Group Japan, um negócio que gerou um investimento de US$ 175 milhões. A NEC deterá 49% de participação nos negócios.

“O acordo com a NEC é um ajuste perfeito para nossa estratégia”, disse o chefe executivo da Lenovo, Yang Yuanqing. “Isso reforça o nosso compromisso com o nosso principal negócio, a fabricação de computadores e, ao mesmo tempo, oferece novas e importantes oportunidades para o crescimento da companhia no Japão”.

LenovoConforme o comunicado feito pelas empresas, as companhias, em seus respectivos mercados de computadores domésticos, devem começar imediatamente a cooperar no acordo de desenvolvimento, fabricação e vendas.

NEC controlava 18% do mercado japonês de PCs em 2009, mas, em nível mundial, chegou em 12 º posição com uma participação de menos de 1%, segundo afirmou o jornal Nikkei na semana passada, citando dados da empresa de inteligência IDC. A Lenovo, que comprou o negócio de PCs da IBM em 2004 por US $ 1,25 bilhão, ficou em quarto lugar no mundo, com uma quota de mercado de cerca de 8%.

“A Lenovo é a parceira certa no momento certo para a NEC”, disse o presidente da NEC, Nobuhiro Endo, após a empresa japonesa anunciar seu prejuízo líquido no último trimestre de 2010, que quase triplicou em relação ao ano anterior. “Acreditamos que esta aliança irá reforçar e expandir nossos negócios no Japão… Tomando esta relação estratégica como um primeiro passo, a NEC irá acelerar a expansão de nossos negócios de tecnologia em todo o mundo”, afirmou Endo.

O acordo surge justamente quando a Lenovo procurava diversificar seus negócios para novos tipos de produtos, como smartphones e computadores portáteis, em meio a uma grande demanda global. Yang disse que as duas empresas seriam potencialmente capazes de atuar no mercado de smartphones também. “Devemos primeiro garantir que será bem sucedida essa integração das duas empresas”, disse ele. “Somente então poderíamos discutir outra forma de cooperação, incluindo os smartphones ou outras áreas”, finalizou Endo.