Líderes despreparados são a principal causa de demissão

Líderes despreparados são a principal causa de demissãoDe acordo com estudo realizado pela Hay Group, empresa global de consultoria de gestão de negócios, 70% dos casos de conflitos hierárquicos são a razão do clima pesado nas organizações de trabalho, além de serem também a causa de 28% dos piores resultados financeiros da empresa.

Lúcia Velasco, diretora da Velasco Consultoria Organizacional, conta que, além de alguns líderes serem desligados devido à falta de habilidade em gestão de pessoas, a produtividade da empresa pode cair significativamente quando os colaboradores se sentem desmotivados pela falta de preparo de seus líderes.

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“Uma das alternativas para reverter o problema são cursos e treinamentos específicos que trabalham no desenvolvimento de habilidades e ferramentas para a gestão das pessoas ou da equipe”, aponta Lúcia. O programa consiste em diversos módulos: Comunicação Interpessoal, Liderança Situacional, Como Dar e Receber Feedback, Comunicação Assertiva, Condução de Reunião, com adequações de acordo com a necessidade da empresa e/ou público.

Problemas

A falta de feedback e foco em pessoas e uma gestão baseada no autoritarismo são situações que levam as organizações a contratarem serviços de consultorias especializadas em desenvolvimento de liderança. Luzia Fernandes, consultora de capital humano de uma das empresas atendidas pela Velasco, identificou alguns desses problemas relacionados com a gestão no seu ambiente de trabalho.

Gestão baseada em autoritarismo provoca problemas de lideração e confiança da equipe

Gestão baseada em autoritarismo provoca problemas de lideração e confiança da equipe

“A liderança despreparada levava a um alto nível de absenteísmo (falta) e turnover (desligamentos). Esses indicadores foram sendo monitorados pelas entrevistas de desligamento e conversas com os funcionários”, conta Luzia.

Resultados

Após investir na capacitação de líderes, é possível constatar uma melhora no clima da organização, nos níveis de produtividade, na redução de absenteísmo e turnover e na qualidade dos produtos oferecidos. Segundo a consultora, após sua empresa ter aplicado o treinamento de liderança, foi possível perceber maior tranquilidade nos colaboradores, maior clareza na exposição de objetivos, além de trabalhar de forma mais segura.

“Sabemos que, hoje em dia, um forte fator de retenção em uma empresa é a boa gestão. Os líderes precisam aprender a exercer seu papel e, para isso, a instituição assume o papel de promover esse desenvolvimento”, afirma Luzia Fernandes. Os resultados são mensurados por indicadores e pela pesquisa de clima organizacional.

Lúcia Velasco ainda reforça que ao desenvolver o programa de liderança, consequentemente a relação entre o cliente e fornecedor interno da empresa também melhora, aprimorando a entrega do serviço que impacta positivamente na qualidade do produto, satisfação do cliente e resultados organizacionais.

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