Métricas de desempenho na cadeia de suprimentos

Métricas de desempenho na cadeia de suprimentosAs métricas de desempenho na cadeia de suprimentos são medidas de como uma empresa implementa sua cadeia de abastecimento. O supply chain ou cadeia de suprimentos se refere ao fornecimento total de materiais para a fabricação de produtos, bem como outras partes do ciclo de vida de um produto. A utilização de métricas de cadeia de fornecimento ajuda a empresa a monitorar seu próprio sucesso e medir o progresso em direção a seus objetivos.

As métricas de negócios, em geral, são apenas medidas de qualquer componente do negócio. Portanto, as métricas da cadeia de fornecimento podem incluir a atenção para todas as áreas do processo de negócio. Junto com as métricas da cadeia de abastecimento que se concentram em sourcing, outras métricas cadeia de abastecimento têm enfoque no inventário, transporte e outros aspectos de fornecimento ou distribuição, incluindo a armazenagem, o transporte e serviço ao cliente.

Métricas como relatórios backorder ajudam a garantir que os produtos físicos e materiais estejam no lugar certo. Outras métricas, como um “balanced scorecard”, mostram como uma empresa se posiciona no cumprimento das suas metas internas para a entrega dos produtos. Mesmo cadeia de suprimentos as métricas são orientadas para ter uma base em vários tipos de metodologia de consultoria empresarial. A chamada métrica DPMO baseada no conceito Seis Sigma, a contagem de defeitos por milhão em um processo de negócio. A taxa de preenchimento dessa métrica tem a ver com os números sobre a distribuição de um produto.

As métricas usadas na cadeia de fornecimento de uma empresa, bem como sua gestão da cadeia de abastecimento global, tem muito a ver com as especificidades dentro de uma companhia. A cadeia de suprimentos de varejo para uma loja de vestuário ou fornecedor de bens não duráveis pode ser diferente da cadeia de abastecimento para mais de uma empresa industrial.

O papel dos consultores em métricas é observar o perfil de uma empresa grande para ver como ela pode e beneficiar das mais avançadas metodologias de monitoramento do supply chain. O tipo de observação mais aprimorado aliado a essas métricas fornecem o caminho ideal para que as empresas saibam em qual direção estão indo, sempre levando em conta seus objetivos, metas, forças e fraquezas, oportunidades e ameaças dentro do segmento em que atuam.