Motion se une à Mitsui e transfere matriz para SP

No dia 1º de fevereiro entrou em operação uma nova empresa no setor de distribuição de máquinas-ferramentas, a Mitsui Motion Máquinas. Resultado de joint venture entre a Motion Brasil – que desde 1996 distribuía a linha de máquinas da Fanuc no Brasil (RoboDrill e RoboCut) – e a Mitsui & Co., Ltd., trading japonesa com atuação em inúmeros segmentos, de petróleo a alimentos. A Mitsui tem 51% do capital da nova empresa e a Motion, 49%.

Sidnei Cunico será o presidente e CEO da Mitsui Motion, que teve sua sede transferida de Caxias do Sul (RS) para São Paulo. A unidade de Caxias ficará responsável pelo fornecimento de soluções integradas. A empresa conta ainda com uma filial em Manaus e 20 representantes que cobrem todo o território nacional. A sede foi instalada no bairro paulistano do Tatuapé, em prédio com 750 m² de área construída, que abrigará showroom, treinamento e as áreas administrativa, vendas e serviços.

As negociações para a realização da joint venture tiveram início no primeiro semestre de 2006. As duas empresas já mantinham relação comercial há muitos anos, na medida em que a Mitsui é fornecedora global da linha de máquinas da Fanuc, com unidades próprias ou joint ventures em vários mercados, como Rússia, Europa, China e Tailândia.

Para Sidnei Cunico, num primeiro momento, a parceria ampliará a capacidade de manutenção de estoques de máquinas e peças de reposição no Brasil. “O grande investimento inicial foi justamente em estoques, de cerca de US$ 3 milhões”, informa o presidente.

METAS – Com reforço na equipe de vendas e ampliação dos estoques, a Mitsui Motion planeja crescer 35% em 2007, se comparado ao faturamento obtido pela Motion Brasil no ano passado. “A empresa nasce com muita vontade de crescer e investir no Brasil. No biênio 2008/2009 pretendemos crescer mais 50%”, frisa.

Para crescer nesses patamares, a Mitsui Motion planeja ampliar a oferta de soluções e produtos de empresas japonesas no Brasil. O que significa ampliar o portfólio de máquinas para ofertar no País. “Queremos crescer bastante na área soluções tecnológicas e produtos de confiança e nos tornarmos uma referência no mercado brasileiro”, diz Cunico.

Fundada em 1947, no Japão, a Mitsui & Co. Ltd. é uma empresa com vendas de US$ 127,2 bilhões, 168 escritórios em 71 países e cerca de 41 mil funcionários. No Brasil está presente há cerca de 40 anos, é parceira da Vale do Rio Doce, Caemi e é proprietária de marcas de café, como Brasileiro.