Motor refrigerado à água

Motor refrigerado à águaUm motor arrefecido à água usa um radiador para proporcionar a ação de arrefecimento do motor. O refrigerante é constituído por uma mistura de 50% de anticongelante e 50% de água, que é intetada através do motor por uma bomba de água e faz o seu caminho através do motor arrefecido. A maioria dos projetos de motor refrigerado usa o processo de fundição de ferro ou alumínio, o que produz um espaço oco no bloco do motor e cabeçote. O líquido de refrigeração flui através do espaço oco e absorve o calor do motor, permitindo assim que o motor funcione a uma temperatura controlada.

Nem todos os motores compartilham o projeto de refrigeração de água, alguns motores estão equipados com ar-refrigerado. Nesta aplicação, grandes aletas de refrigeração são tipicamente lançadas em componentes do motor, jogando o calor para cima e para fora do motor. O vento passando através das aletas de refrigeração reduz a quantidade de calor retido no motor. Este tipo de refrigeração não é tão eficaz em dias quentes e úmidos como o projeto do motor arrefecido por água.

Mesmo em um dia quente, um radiador é capaz de arrefecer o motor por um sopro de ar, além dos tubos de refrigeração com um ventilador de refrigeração. Quando se desloca em velocidades altas, a ventoinha não é necessária para manter o motor refrigerado por líquido a uma temperatura de operação segura. Embora chamado de motor refrigerado à água, a maioria dos motores não utiliza somente água para se arrefecer. Misturas especiais de produtos químicos e aditivos conhecidos como anticongelante, tipicamente uma mistura de metil-glicol e álcool, são utilizados, bem como, anticongelante que resiste a temperaturas abaixo de zero, enquanto também resistem às altas temperaturas.

Motor arrefecido à água

Motor arrefecido à água

A maioria dos fabricantes recomenda uma mistura de 50-50 de anticongelante e água para dar maior proteção, tanto para o motor quanto para o sistema de refrigeração. Lubrificantes especiais no anticongelante oferecem lubrificação aos de selos de bomba de água e rolamentos. O suprimento anticongelante deve ser trocado a cada poucos anos, a fim de dar o melhor desempenho e melhor proteção possível.
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Qualquer veículo que utiliza um equipamento como um motor arrefecido a água deve usar apenas água no sistema de arrefecimento. Isto é devido à natureza escorregadia do anticongelante e à dificuldade de limpeza fora da superfície do motor no caso de um acidente. A água facilmente seca-se e evapora-se contato é feito com a superfície do motor.

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