Nissan ressuscita a marca Datsun em países emergentes

Nissan ressuscita a marca Datsun em países emergentesA Nissan Motor Company anunciou o retorno da marca Datsun, após 30 anos, com planos para lançar um carro de baixo custo em vários mercados emergentes em 2014. Em um aceno à importância crescente dos mercados em desenvolvimento, o CEO da Nissan, Carlos Ghosn, fez o anúncio na terça-feira na Indonésia, um dos três mercados que vai receber o novo carro.

“A marca Datsun tem uma missão global, mas quando você tem uma missão global, existem prioridades e as nossas prioridades estão na Indonésia, na Índia e na Rússia”, disse Ghosn.

“Isso não significa que vamos estar limitando a marca a esses lugares. Esse é o primeiro passo de desenvolvimento, que são estes três mercados, mas absolutamente não estamos excluindo outros mercados de alto crescimento ou em outros mercados emergentes para a Datsun” , acrescentou.

Modelo Datsun ajudou a popularizar o automóvel no Japão, na Europa e nos EUA

Modelo Datsun ajudou a popularizar o automóvel no Japão, na Europa e nos EUA

A marca Datsun surgiu pela primeira vez no Japão em 1923, mas foi extinta na década de 1980 quando focou no mercado de médios compradores e na sua marca superior Infiniti, lançado em 1989. A nova linha irá capitalizar a tradição Datsun de baixo custo, com carros esportivos comercializados em economias em expansão, onde muitos motoristas jovens são compradores de primeira viagem. A empresa também planeja incluir uma linha “verde” de carros Datsun.

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Ghosn fez uma analogia com a economia do Japão, quando lançou a marca Datsun, e economia indonésia de hoje, que tem crescido cerca de 6% ao ano. O país é o quarto mais populoso do mundo com 250 milhões de pessoas.

“A Datsun foi introduzida no Japão para trazer confiança e tecnologia contemporânea para os consumidores que tinham poucas opções até então”, Ghosn disse na coletiva de imprensa na Indonésia. “Hoje, essa é a situação na Indonésia. Há um segmento crescente de clientesque têm poucas opções. Eles podem comprar motos, veículos usados ​​ou um veículo novo, mas um baseado em uma tecnologia mais antiga. Vamos oferecer-lhes uma escolha nova e excitante”.

A empresa também anunciou planos para investir US$ 400 milhões em produção na Indonésia, gerando 3.300 empregos e produzindo 250.000 veículos em 2014. Pontos de venda da Nissan devem aumentar para 150 na Indonésia até 2015, disse a empresa. “A Datsun faz parte do nosso património da empresa e agora vai contribuir para o seu futuro”, disse Ghosn.