O que é amperagem em elétrica

O que é amperagem em elétricaAmperagem é a quantidade de energia elétrica que flui através de um aparelho a qualquer momento. Esta medida é expressa em unidades chamadas ampéres, muitas vezes abreviada pela letra A. Quando os eletricistas falar da eletricidade fluindo dentro e fora de uma casa, eles podem estar se referindo à amperagem, tensão ou potência, dependendo das circunstâncias.

A compreensão de amperagem pode exigir um curso de elétrica mais aprofundado. Em uma comparação, a eletricidade está para os circuitos elétricos domésticos assim como a água está para os sistemas de encanamento. E eletricidade é levada para as residências através de linhas de energia, conectadas a um gerador. No padrão brasileiro, a eletricidade pode se apresentar em voltagens de 110 ou 220 volts.

Em outros países, pode chegar a 230 volts. Os volts não fluem por si mesmos – são tiradas de um ponto alto (a linha elétrica externa da casa) para um ponto mais baixo (um aparelho doméstico, por exemplo) uma vez que o circuito é completado pelo acionamento do interruptor deste aparelho. Pode considerar que a tensão é mais uma medida de energia “potencial” disponível, não necessariamente o quanto de energia é realmente utilizado.

Uma torradeira, ou qualquer outro produto elétrico doméstico, precisa de uma determinada quantidade de energia elétrica para funcionar. Um pequeno aparelho elétrico como uma torradeira normalmente precisa de menos energia do que um aparelho maior, como uma geladeira ou serra elétrica. Em termos elétricos, estes aparelhos funcionam com taxas de amperagem diferente. Um motor elétrico de grande porte pode fazer uso de 100 ampères de tensão, enquanto uma resistência elétrica pequena pode puxar apenas 10 ampères.

amperagem em elétricaA amperagem deve ser controlada de forma a proteger as linhas elétricas de fatores como sobreaquecimento ou curto-circuito. É por isso que os eletricistas usam fusíveis e disjuntores. Dispositivos elétricos maiores muitas vezes têm seus próprios circuitos com fusíveis de maior capacidade ou disjuntores para evitar sobrecargas maiores de energia.

A regra geral para o uso de energia elétrica é: quanto maior a amperagem, mais um aparelho elétrico consumirá energia. Há sempre uma relação entre potência e economia quando se trata de dispositivos elétricos. Se economizar gastos com energia elétrica é uma prioridade, o ideal é selecionar os produtos que consumam menor amperagem. Se potência e velocidade de funcionamento são os fatores mais importantes, então o aconselhável é buscar por produtos com maior amperagem. Cabe lembrar que potência é a unidade básica de medição de energia elétrica, normalmente cobrado em watts ou kilowatts. É por isso que é importante desligar os aparelhos elétricos quando eles não estão em funcionamento. Já a amperagem extra representa uma maior quantidade de horas de potência faturável.