O que é monitoramento de condições

O que é monitoramento de condiçõesUm dos componentes principais da manutenção preditiva, o monitoramento de condições é o processo de observação de um parâmetro de estado em máquinas, de modo que uma mudança significativa é indicativa de uma falha em desenvolvimento.

A utilização da manutenção baseada em condições permite o agendamento da manutenção ou outras ações a serem tomadas para evitar as conseqüências da falha antes que ela ocorra. No entanto, um desvio de um valor de referência (por exemplo, temperatura ou comportamento de vibração) deve ocorrer para identificar os danos futuros.

A manutenção preditiva não prevê as falhas; máquinas com defeitos têm maior risco de defeitos do que máquinas em boas condições. Uma vez que um problema foi identificado, o processo de falha já teve início e sistemas de monitoramento de condições só podem medir a deterioração da condição. Intervenção nos estágios iniciais de deterioração é geralmente muito mais rentável do que deixar a máquina seguir seu curso de falha.

A análise das condições dos equipamentos é uma parte importante da manutenção preditiva

A análise das condições dos equipamentos é uma parte importante da manutenção preditiva

Monitoramento de condição tem uma vantagem importante: a carga real e a dissipação de calor subseqüente, que representam o serviço normal, podem ser vistos e condições que encurtam a vida útil do equipamento podem ser tratados antes que novas falhas ocorram.

Máquinas e equipamentos que se beneficiam desse processo incluem equipamentos rotativos e instalação fixa, como caldeiras e trocadores de calor.

O equipamento pode ser monitorado usando instrumentação sofisticada, como equipamento de análise de vibração ou os sentidos humanos do próprio operador ou supervisor de manutenção.

Qualquer condição que pode ser detectada por um sensor pode ser monitorada. Os carros, por exemplo, utilizam sensores de advertência para identificar quando o veículo precisa de óleo.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
O monitoramento por inspeção humana pode ser visual, um teste utilizando um instrumento portátil ou mesmo auditivo quando há barulhos estranhos na máquina. Hoje em dia, existem dispositivos modernos de análise de vibração, usado principalmente para máquinas rotativas, para fazer esse trabalho.

Índice de criticidade

O índice de criticidade determina o grau de monitoramento de condição em uma determinada máquina, levando em conta sua finalidade, redundância (ou seja, se a máquina falhar, há uma máquina em espera que pode demorar mais), o custo dos impactos de reparação, de inatividade, problemas de saúde, segurança e meio ambiente e uma série de outros fatores importantes.

Máquinas industriais passam por manutenção baseada em condições para que possam ter o desempenho esperado

Máquinas industriais passam por manutenção baseada em condições para que possam ter o desempenho esperado

O índice de criticidade coloca todas as máquinas em uma das três categorias:

Máquinas críticas – máquinas que são vitais para a fábrica ou processo. Sem elas, a planta ou o processo não pode funcionar. Máquinas nesta categoria incluem as turbinas a vapor ou gás em uma usina de energia ou bombas de óleo bruto de exportação de uma plataforma de petróleo, por exemplo. Com as máquinas críticas no centro do processo, elas exigem um acompanhamento pleno para melhorar continuamente o registro dos dados, independentemente do custo. Muitas vezes, elas estão especificadas no seguro da fábrica. Medidas como cargas, pressões, temperaturas, vibrações e deslocamento da carcaça, eixo axial e radial de expansão velocidade, deslocamento e diferencial são tomadas sempre que possível. Esses valores são, muitas vezes, inseridos em um software de mecanismo de gestão que é capaz de prever a tendência dos dados históricos e fornecer aos operadores informações como dados de desempenho e até mesmo prever falhas e fornecer o diagnóstico de falhas antes que elas aconteçam.

Máquinas essenciais – unidades que são uma parte fundamental do processo, mas se houver uma falha, o processo ainda continua. Unidades redundantes (se disponíveis) se enquadram nessa esfera. Teste e controle dessas unidades são também essenciais para manter os planos alternativos se a maquinaria crítica falhar.

De uso geral – essas são as máquinas que compõem o restante da planta e, normalmente, são monitoradas utilizando um coletor de dados portátil para, periodicamente, criar uma imagem do estado do equipamento.