O que é resorcinol

O que é resorcinolResorcinol é um composto químico que serve como um anti-séptico, um desinfetante e um intermediário químico para a produção de muitos outros fármacos. É um suprimento conhecido por vários outros nomes, incluindo resorcina, m-dihydroxybenzeno, 3-hidroxifenol, e vários outros. A União Internacional de Química Pura e Aplicada recomenda o nome Benzeno-1 ,3-diol como o nome da substância padrão, mas é mais geralmente referido como resorcinol. Este produto químico é obtido por fusão de resinas de hidrocarbonetos ou de secreções de plantas, com o hidróxido de potássio.

Em termos médicos, o resorcinol é utilizado como um anti-séptico e como um desinfetante. É muitas vezes utilizado em pomadas para o tratamento de doenças da pele tais como psoríase e eczema. Pequenas concentrações também são usadas em medicamentos contra acne. A prescrição de medicamentos contra acne, muitas vezes, têm concentrações significativamente mais elevadas. Às vezes, é usado como um agente anti-caspa em vários produtos cosméticos.

Além das suas utilizações médicas, o resorcinol também faz parte de uma variedade de produtos químicos utilizados para aplicações industriais e científicas. Ele é utilizado como um intermediário na produção de muitos produtos farmacêuticos e outros compostos orgânicos. É também usado como um modelo na molécula química supramolecular, prendendo moléculas alvo em alinhamentos apropriados para reações. Tais reações supramoleculares podem muitas vezes ser realizadas no estado sólido, eliminando a necessidade de solventes químicos, que são frequentemente prejudiciais para o ambiente. Às vezes, o resorcinol é usado em química analítica.

A resorcina é aproveitada em cremes dermatológicos

A resorcina é aproveitada em cremes dermatológicos

O produto é classificado como um produto químico perigoso. Ele é combustível, e deve ser mantido longe de chamas em ambientes industriais e de laboratório. A inalação pode causar dor abdominal, pele azul, confusão, náuseas e perda de consciência. Ele pode também causar dor e vermelhidão quando exposto a pele. Recomenda-se que as pessoas que trabalham com o equipamento respiratório usem equipamentos de proteção química e proteção da pele.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
A natureza perigosa do resorcinol se estende para o meio ambiente. É principalmente perigoso para os organismos aquáticos, porque se dissolve facilmente, e pode infiltrar seus sistemas com relativa facilidade.