O que é uma liga mecânica

O que é uma liga mecânicaLiga mecânica é uma técnica de processamento metalúrgico de pó utilizado para criar ligas de metais a partir de pós elementares e de liga pré-metálica. Este processo é realizado em duas partes por esmagamento dos materiais de base em um moinho de esferas, seguido por soldadura a frio. O processo de liga mecânica pode produzir metais com superliga que herdam desejáveis propriedades físicas dos vários pós elementares utilizados na sua criação. Devido a esta capacidade, o processo tem sido aproveitado para criar metais de superligas utilizadas na construção de veículos espaciais e equipamentos de satélite.

A primeira fase do processo é chamada de fratura. Isso envolve essencialmente o esmagamento dos metais de pré-liga ou elementos em forma de pó. Com o esmagamento dos materiais de base em pó, melhores ligações moleculares são formadas no processo de soldadura a frio que se segue. Para realizar a tarefa de fratura, um tipo especial de moinho industrial é usado.

O moinho de esferas é um moinho rotativo em forma de barril. No caso da liga mecânica, os metais soldados a frio são colocados no tambor, juntamente com meios de moagem. Os meios de moagem podem variar, incluindo opções comuns como seixos de sílex e esferas de aço inoxidável ou de cerâmica. Quando o moinho de esferas é ativado, o barril começa a rodar com o metal e combinação meios de moagem, esmagando o metal em pó para prepará-lo para o próximo passo do processo.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
A segunda parte do processo de liga mecânica é a soldagem a frio. Isto envolve a colocação dos pós de pré-liga com um conjunto de componentes, sob a pressão extrema de um vácuo. Os pós de metal são, então, aquecidos a temperaturas elevadas em que um processo chamado de sinterização ocorre, e as ligações moleculares podem se formar. Estas temperaturas elevadas, combinadas com a pressão do vácuo, essencialmente fundem ou de soldam o material.

liga mecânicaO método de soldagem a frio é assim chamado porque, ao contrário de solda tradicional, os metais nunca chegam a ser totalmente fundidos. Em vez de derreter os metais para atingir a fusão, o metal soldado a frio é aquecido com um grau abaixo do necessário para atingir a temperatura de fusão, utilizando pressão isostática a quente (HIP). Esta temperatura é chamada de ponto de re-cristalização. A utilização de HIP no processo de liga mecânica ajuda na criação de um tamanho de grão uniforme em toda a liga. Também produz ligas metálicas resistentes ao calor e superligas metálicas. A utilização de HIP assegura que qualquer tensão molecular a partir do processo de soldadura a frio seja negada.