O que faz um gerente de projeto

O que faz um gerente de projetoComo uma história bem escrita, um projeto de sucesso tem um começo, meio e fim. Gestão de projeto é traçar planos específicos para todas essas fases e representa uma habilidade valorizada na carreira industrial e nas grandes empresas.

Tudo começa com a famosa etapa da “ideia”, quando alguém ou várias pessoas decidem começar um projeto. A fase intermediária é a mais longa, começando com listas, planos e estratégias e terminando com a conclusão do plano. Felizmente, o plano leva a um projeto concluído que todos os membros da equipe podem se orgulhar de ter cumprido.

Algumas pessoas sequer estão conscientes de que são gerentes de projeto. Às vezes, buscar os filhos na escola é um projeto. Fazer trabalho voluntário no seu bairro é um projeto. A criação de uma nova filial para a sua empresa é um projeto.

O que esses exemplos têm em comum é o planejamento, programação, orçamento, resolução de problemas e limitações de tempo. Esses são os denominadores comuns e há também um objetivo separado para cada projeto.

Como as competências de gestão de projeto podem ajudá-lo? É possível realizar seus objetivos de projeto dentro do prazo e orçamento propostos? Quantas vezes já vimos os velhos vídeos em preto e branco dos protótipos de aviões caindo antes mesmo de decolar ou andando em círculos e nunca sair do chão? O bom gerente de projeto faz o avião pairar no ar com segurança, sem gastar tempo ou dinheiro desnecessariamente.

Um computador é um importante recurso para gerenciar projetos, assim como cursos e treinamentos. Softwares podem ajudar a organizar e facilitar até mesmo os projetos mais complexos e fazer gestão de projetos de maneira muito mais fácil. Tecnologia e gerentes de projetos corporativos caminham lado a lado (literalmente), com seu laptop e celular raramente fora de seu alcance.

gerente de projetoNo entanto, tecnologia e inovação não podem substituir aprendizagem, planejamento, execução adequada, habilidades das pessoas, tomada de decisão e trabalho duro. Como diz o velho ditado: “Se essas qualidades viessem em caixas, todos teriam uma de cada”.

Sempre houve projetos de sucesso sem a tecnologia. Os irmãos Wright conseguiram que o avião voasse, Lindbergh pousou em segurança depois de cruzar o oceano e, apesar de a Grande Depressão, o Empire State Building alcançou grandes alturas como uma das grandes obras da construção civil nos EUA e no mundo. Não vamos esquecer as Pirâmides do Egito, que foram construídas sem gráficos de Gantt, fluxogramas, e provavelmente, sem sessões on-line de brainstorming. Estruturas antigas em todo o mundo e invenções ao longo dos séculos são o resultado de projetos concluídos, todos gerenciados de alguma maneira, apesar dos contratempos, e repensando metas e objetivos ao longo do caminho.

Todo mundo está envolvido em projetos em diversos níveis, desde projetos pessoais até projetos de negócios. Em algum momento, todo mundo se torna um gerente de projeto.

Para gerenciar um projeto, primeiro você precisa entender o que constitui um projeto. Afinal, se você está no comando, você deve ter certeza de que é responsável. Aqui estão alguns dos principais componentes de um projeto:
Um projeto precisa de um objetivo específico. Você não pode simplesmente juntar um grupo, fazer algum trabalho e ver o que acontece. Bem, talvez você faça isso, mas é por isso que gerenciamento de projetos é necessário.
Um projeto tem um período de tempo. Projetos têm um início e um fim, não continue indefinidamente
Um projeto tem um resultado final ou parcial. Para melhor ou para pior, cada projeto produz resultados
Um projeto tem um orçamento e exige recursos. Recursos podem incluir indivíduos qualificados, materiais de referência, equipamentos especiais, sistemas de informação ou outras ferramentas
Um projeto precisa de um plano de ação definindo: o que precisa ser feito, quando e por quem. Planos, procedimentos, horários, programas de software e vários sistemas para acompanhar o trabalho que está sendo feito todos sejam necessárias para manter seu projeto em curso
Os projetos podem ser avaliados por conta própria. Além de outras atribuições e tarefas que você pode executar em seu trabalho ou em sua rotina diária, um projeto deve ser avaliado por uma ou por muitas pessoas. As campanhas políticas são, em essência, projetos apresentados para muitas pessoas – os eleitores
Como gerente de projeto, você precisa colocar todas as peças juntas. Chamá-lo de um quebra-cabeça, um plano de batalha, uma missão, ou o que quiser – você é responsável pelo resultado final. Cabe a você, como gerente de projeto, garantir que o projeto seja concluído no prazo e dentro do orçamento e atinge os resultados esperados.
Bons gerentes de projeto são capazes de olhar o quadro completo. Eles sabem o que precisa ser feito e podem montar e motivar uma equipe para completar a visão. Eles também podem determinar as deficiências – ou falhas em potencial – que podem aparecer ao longo de um projeto. Um gerente de projeto também pode concluir que um projeto é simplesmente impossível de ser concluído.

Gerentes de projeto bem-sucedidos podem ganhar bons salários, se conseguirem reunir todas as peças do quebra-cabeça de um projeto em grande escala dentro de uma empresa.

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