Primeiro caminhão MAN fabricado no Brasil será um cavalo mecânico da linha TGX

O primeiro caminhão MAN fabricado pela MAN Latin America na fábrica de Resende (RJ) será um cavalo mecânico da linha TGX. As primeiras unidades serão comercializadas no Brasil a partir do primeiro semestre de 2011. As informações são de Roberto Cortes, presidente da montadora, em conferência à imprensa latinoamericana ocorrida hoje (23/9) durante o Salão Internacional do Transporte de Hannover – IAA, na Alemanha. Ao lado de Georg Pachta-Reyhofen, presidente do Grupo MAN, o executivo brasileiro também apresentou os produtos brasileiros da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus expostos na feira, um deles dotado de exclusiva tecnologia B100 para uso de biodiesel.

“Pouco a pouco, estamos revelando os detalhes do lançamento mais esperado dos últimos anos. O primeiro caminhão MAN a rodar pelas estradas brasileiras terá motor da mesma marca, e será o primeiro no Brasil a atender as normas de emissões Euro IV. A MAN Latin America será a primeira empresa instalada no País a oferecer a clientes do segmento de extrapesados o estado da arte em conforto, junto com a tecnologia que mais respeita o meio ambiente”, explica Roberto Cortes.

Outro destaque do caminhão MAN TGX made in Brazil será a cabine, idêntica à hoje oferecida na Europa. Com fino acabamento interno e externo, possui design moderno, elegante e aerodinâmico, com cantos arredondados, degraus embutidos e tomada de ar embutida atrás da cabine. Com grande área envidraçada e generosos espelhos retrovisores, oferece excelente visibilidade externa. O condutor tem facilidade de acesso a todos os comandos em um posto de ergonomia superior. O espaço no interior da cabine é reforçado pela grande altura interna e pelo túnel baixo. A suspensão, com quatro bolsões pneumáticos, proporciona maior conforto e produtividade.

“O novo MAN TGX complementará a linha de veículos da MAN Latin America, que hoje conta com os modelos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. Nossa empresa se mantém na liderança em vendas de caminhões no Brasil há quase oito anos consecutivos, além de ser hoje a maior exportadora brasileira desse produto”, diz Cortes, que pela quinta edição consecutiva da feira recebeu jornalistas latinoamericanos de Transporte e Economia no Centro de Conferências da IAA, e em seguida os convidou para uma visita aos produtos brasileiros expostos no Hall 12 da feira – pela primeira vez, produtos MAN e Volkswagen serão vistos num mesmo estande.

Sucesso e inovação

De 23 a 30 de setembro em Hannover, a MAN Latin America apresentará ao público na área de exposições da MAN Veículos Comerciais três de seus maiores êxitos de vendas da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. Desenvolvidos por engenheiros brasileiros, desde seu lançamento são oferecidos a mercados da América Latina, África e Oriente Médio. Robustez e simplicidade de manutenção se somam ao conceito “sob medida” que consagrou os produtos Volkswagen como os preferidos do frotista e do transportador autônomo em diversos países.

VW Constellation 25.320 Tractor 6X2 – é um cavalo mecânico leve com terceiro eixo de fábrica, destinado a rotas curtas e médias e aplicações logísticas de cargas volumosas ou densas. Possui versatilidade para proporcionar a melhor distribuição de pesos por eixos, necessária principalmente no transporte de cargas paletizadas, frigoríficas, líquidas, sider, pranchas para máquinas e veículos comerciais onde há sobrecargas com a utilização de cavalos mecânicos 4×2.

VW Constellation 17.250 B100 – o chassi rígido pesado 4X2 é consagrado no mercado nas aplicações de veiculos pesados em vias urbanas e rodoviárias como: transporte logistico, coleta de lixo, transporte de alimentos e construção civil, e chega a Hannover preparado para rodar com 100% de biodiesel, graças à tecnologia Dual Fuel desenvolvida pela MAN Latin America. Veículo de vocação estradeira, é oferecido com cabine nas versões estendida e leito com teto alto.

VW Volksbus 18.320 EOT – O ônibus oficial da Seleção Brasileira de Futebol possui motorização eletrônica com sistema de injeção de combustível Common Rail e 320 cv, traduzindo-se em operação com baixo nível de ruído, maior potência em menor rotação e agilidade nas retomadas e ultrapassagens. Dentre seus diferenciais, estão o chassi tipo bogie com sistema flexível de alongamento de marchas, coluna de direção ajustável e rodas de alumínio.

Menos emissões

A tecnologia Dual Fuel da MAN Latin America, com a qual um caminhão ou ônibus pode ser abastecido tanto com biodiesel, quanto com óleo diesel convencional, vem mostrando sua viabilidade de uso imediato. Este ano, a montadora dos caminhões e ônibus Volkswagen foi vencedora na categoria Tecnologia Diesel da 4ª edição prêmio Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) de Meio Ambiente com a tecnologia duplo combustível para utilização de B100 em veículos pesados.

No rali Challenge Bibendum, promovido pela fabricante de pneus Michelin também em 2010, o veículo VW Constellation 17.250 abastecido com B100 obteve grau A, o mais alto concedido pelos organizadores, nas categorias de eficiência energética (consumo de combustível), menor nível em emissões de gás carbônico (CO2), dirigibilidade e aceleração. Já o modelo VW Worker 15.180 equipado com um kit diesel-gás atingiu o grau máximo em três categorias da disputa, dando à montadora o melhor desempenho em caminhões pesados.

O caminhão B100 já está sendo introduzido nas frotas de alguns dos principais clientes da MAN Latin America. Os primeiros caminhões dotados de injeção inteligente Dual Fuel estão sendo testados pela Coca-Cola (através de sua distribuidora Spaipa), McDonald’s (através de seu fornecedor Martin Brower) e Grupo JBS-Friboi. Essas empresas são as empresas parceiras da montadora no desenvolvimento dessa tecnologia, inédita na América Latina.

Os caminhões são dotados de um sistema que permite o monitoramento da operação do veículo ajustando o fornecimento do combustível apropriado para o motor – biodiesel ou óleo diesel comum – por meio de uma unidade dosadora. O sistema é gerenciado eletronicamente, sem a adição de qualquer aditivo especial.

A tecnologia Dual Fuel contribui para a redução das emissões de CO2 do caminhão em até 90%, além de emitir menos material particulado. Esta tecnologia foi desenvolvida numa configuração modular, podendo ser adaptada ao modelo do caminhão que o cliente escolher: a Coca-Cola está testando um VW 17.250, enquanto um VW 24.250 dá apoio às atividades do McDonald’s e a JBS-Friboi conta com um VW 19.320 Titan Tractor.

Lançamentos Volkswagen

Ao mesmo tempo em que expõe seus modelos na feira de Hannover, a MAN Latin America lança no Brasil o caminhão VW Constellation 26.370 Tractor 6×4 e o chassi de ônibus Volksbus 17.260 EOT Low Entry (piso baixo). Os produtos chegam para complementar a atual linha da marca, que tem 40 diferentes modelos de caminhões e ônibus, de 5,5 a 57 toneladas de peso bruto total. Em março de 2011, a montadora irá comemorar 30 anos de atividades, iniciadas na cidade de São Bernardo do Campo (SP) com a oferta de dois modelos de caminhões médios ao mercado brasileiro.

O VW Constellation 26.370 Tractor 6X4 foi desenvolvido para atender a combinações de veículos de carga (CVC) de 57 toneladas, que a partir de janeiro de 2011 deverão ser dotadas de tração dupla por resolução do Conselho Nacional de Trânsito – Contran. Desenvolvido a partir do já conhecido VW 25.370 6X2, a novidade é equipada com cabine nas versões estendida e leito, que contam com suspensão high comfort. A principal novidade é a suspensão traseira, totalmente nova: em tandem, tipo bogie, com molas parabólicas (feixe com três molas) e amortecedores telescópicos de dupla ação. A suspensão dianteira tem molas semi-elípticas de ação progressiva com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora de série.

O chassi do novo caminhão é reforçado com longarinas duplas confeccionadas em aço de alta resistência, e a motorização é VW NGD 370 com sistema de injeção eletro-hidráulica e turbina de geometria variável. A transmissão do novo cavalo mecânico tem 16 velocidades sincronizadas à frente e duas à ré. O modelo ainda dispõe de freio motor Dual Power Break, bloqueios diferenciais diff lock e inter diff lock para tração total em situações de pouca aderência dos pneus e pára-lamas traseiro com partes removíveis para facilitar o engate de semi-reboques de altura mais baixa.

O Volksbus 17.260 EOT Low Entry (piso baixo) é o mais adequado para atender as novas exigências de acessibilidade para passageiros. Trabalha em aplicações mistas (linhas alimentadoras e corredores) e oferece maior produtividade graças às portas mais largas e aos obstáculos internos minimizados, que permitem maior fluxo de passageiros.

O chassi apresenta outras novidades como novo módulo dianteiro otimizado; eixo dianteiro com novo design, permitindo o uso de piso interno plano sem rampas ou obstáculos, e um sistema de elevação e ajoelhamento, que colabora na acessibilidade ao veículo. Além disso, atende a todos os requisitos das normas de Acessibilidade (ABNT – NBR 14022) e de Fabricação de Ônibus Urbano (ABNT – NBR 15570). Está preparado para carrocerias de 12 a 13,2 metros, e é oferecido nas versões de câmbio automatizado (V-Tronic), automático e mecânico.

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