Procedimentos de segurança em Engenharia de Produção

Procedimentos de segurança em Engenharia de ProduçãoA Engenharia desempenha um papel vital na construção de qualquer procedimento de segurança. Na indústria de transformação, segurança e engenharia se entrelaçam para a conclusão bem-sucedida de um produto fabricado.

Engenheiros solucionam métodos e práticas, tornando-os mais seguros para pessoas e bens, preservando a estabilidade financeira do negócio.

Veja dicas de procedimentos de segurança em Engenharia de Produção.

Contrate um profissional de segurança de saúde e ambiental

Agentes de segurança de saúde e de meio ambiente são uma necessidade da indústria de manufatura. Seu negócio de fabricação deve contar com esses profissionais para oferecer segurança do trabalho em todos os sentidos. Essa pessoa ou equipe irão fornecer à empresa os conhecimentos necessários para decifrar os protocolos de engenharia que regem os procedimentos de segurança, bem como recomendar mudanças conforme a produção e a demanda crescem.

Engenharia de controle

Engenheiros vão criar ou usar a engenharia de controle – dispositivos existentes ou métodos para reduzir o risco associado a um processo ou instrumentos utilizados para a fabricação de um bem ou serviço. Por exemplo, os fusíveis em um painel elétrico são colocados em um armário com uma porta que prende ou bloqueia e protege os trabalhadores e o gabinete em si. O conceito de validação fornece outro exemplo: uma pessoa verifica um dispositivo ou processo para a adesão a segurança, então outra pessoa verifica novamente. Isso controla a prática, ou impõe limites, da exposição dos trabalhadores aos riscos – daí o termo “controle de engenharia”.

Procedimentos de segurança em Engenharia de ProduçãoManutenção preventiva

Estabeleça métodos de manutenção preventiva. Manter máquinas e equipamentos na ordem de funcionamento impede falha mecânica e protege contra falhas de passagens subsequentes. Passagens são controles postos em prática para prevenir falhas catastróficas se um controle de engenharia falhar. Por exemplo, sua empresa pode colocar um tanque de armazenamento de produtos químicos em um recinto seguro. Se, por acaso um vazamento compromete o gabinete, a manutenção preventiva, tais como garantir que as válvulas de abastecimento e de emergência parem sozinhas, de forma automática, para o tanque não falhar, pode impedir o problema.

Seja seu próprio inspetor

Não tenha medo de exagerar nas inspeções. Monitore sempre seus controles. Pessoas e o meio ambiente vão afetar os controles de engenharia ao longo do tempo. Por exemplo, se a ferrugem corroi uma linha de refrigerante até a falha crítica, acaba por criar uma reação em cadeia que ultrapassa os controles. Se a empresa tivesse monitorado a corrosão da linha e já substituído, este tipo de falha poderia não ter ocorrido.