Relação entre ambiente de trabalho e saúde

ambiente de trabalho e saúdeEm segurança e psicologia ocupacionais, a relação entre ambiente de trabalho e saúde tem como base o tipo de ofício que é realizado. Em um ambiente de trabalho hostil, os níveis de estresse podem ser muito elevados, o que pode ter efeitos negativos sobre a saúde, tais como um aumento na pressão do sangue, ou um aumento do risco de doenças cardiovasculares, entre outros. Em um ambiente laboral positivo, no entanto, a conexão entre o ambiente de trabalho e a saúde pode ir por outro caminho. Quando as pessoas passam seus dias sentindo-se estimuladas, motivadas e valorizadas, eles tendem a ser mais saudáveis de modo geral.

Claro que no ambiente de trabalho, seja em indústrias, escritórios ou outros locais, todos lidam com o estresse de diferentes maneiras, e algumas pessoas têm métodos mais eficazes do que outros. Provou-se, no entanto, que o estresse persistente pode ter efeitos extremamente prejudiciais sobre a saúde, levando até mesmo à maior incidência de câncer. O estresse no ambiente de trabalho pode vir de várias formas: pessoas que não se dão bem com seus colegas ou chefe, empregados que sentem que estão sobrecarregados de tarefas e não há tempo suficiente para fazê-lo, ou as pessoas que sentem que seus esforços de trabalhar nunca são apreciados. Estes são apenas alguns dos fatores de estresse ocupacional mais comuns.

Equipe de trabalho deve ser motivada constantemente.

Equipe de trabalho deve ser motivada constantemente.

Também o ambiente físico de trabalho pode ter um impacto negativo sobre a saúde, bem como, de uma maneira que é completamente alheio ao estresse. Um ambiente inseguro de trabalho, onde um elevado potencial de acidentes é um exemplo, ou um trabalho que exige a manipulação frequente de produtos químicos perigosos certamente poderia causar uma correlação negativa entre o ambiente de trabalho e saúde.
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A conexão entre o meio laboral e o bem-estar do trabalhador não precisa necessariamente ser uma negativa. Os empregadores podem tomar medidas para assegurar que seus funcionários estejam trabalhando de forma segura e utilizem equipamentos de segurança, ou ainda, tomem medidas a fim de evitar lesões ou doenças. Pesquisas feitas regularmente entre os funcionários podem ser uma maneira de medir a satisfação no trabalho, e os empregados têm mais probabilidade de serem honestos em uma pesquisa anônima. Além disso, os locais que tomem medidas para tornar o ambiente de trabalho mais positivo, muitas vezes, são muito benéficos para a saúde de seus funcionários.

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