Saiba mais sobre a norma ISO 14644

O que é ISO 14644A Organização Internacional para Padronização (International Standard Organization ou ISO) desenvolve padrões que ajudam os países a atingir objetivos comuns relacionados a segurança, meio ambiente e indústria.

A ISO 14644 envolve a limpeza de salas, ambientes e outras áreas, como aquelas encontradas em locais de fabricação, laboratórios e salas de testes de precisão.

Esta norma não apenas estabelece limites a respeito da quantidade de poluentes e partículas dentro de um recinto limpo, mas também inclui orientações para medição, projeto e operação.

Embora a ISO 14644 não seja uma lei em si, muitos países adotaram este padrão como parte de códigos legais oficiais. Em áreas não regulamentadas, as organizações podem contar com este padrão para ajudá-las a garantir condições adequadas de limpeza, mesmo se este acordo não for exigido por lei.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Um conjunto de normas acordadas para a limpeza das salas torna mais fácil o comércio de produtos relacionados com os cuidados de saúde, medicina e produtos topo de linha ou delicados.

Em 1999, a ISO desenvolveu a ISO 14644-1, que serviu como uma forma básica de definir as condições de ambiente limpo. A Seção Dois foi lançada no ano seguinte, com várias seções adicionais acrescidas ao longo da década seguinte. Estas partes foram desenvolvidas para esclarecer ou refinar as ideias originais e padrões estabelecidos na ISO 14644.

O primeiro lançamento da ISO 14644 foi feito simplesmente para definir o que é uma sala limpa. Esta publicação estabelece um conjunto específico de níveis máximos de poluição ou partículas dentro desses espaços. O padrão mede tanto a concentração (partículas por metro cúbico) como o tipo e tamanho das partículas. Certos materiais que são mais perigosos podem ser restringidos mais severamente do que substâncias menos perigosas.

Norma internacional da ISO rege limpeza e segurança do ambiente industrial

Norma internacional da ISO rege limpeza e segurança do ambiente industrial

A segunda seção da ISO foi criada para ajudar as organizações a medir com mais precisão as concentrações de partículas. Ela inclui técnicas de teste aceitáveis e como eles devem ser realizados. Esta parte também aborda certificação e conformidade.

A Seção Quatro trata de design e técnicas de construção de ambientes limpos e aconselha os usuários sobre a ventilação adequada, bem como materiais e layouts. Já a quinta seção cobre como estes quartos devem ser operados para manter um ambiente estéril e limpo, incluindo manutenção e limpeza, bem como vestuário de segurança e de prevenção para os trabalhadores destes espaços e em torno deles.

A ISO recebeu um grande feedback sobre a 14644, tanto que lançou vários documentos como parte integrante desta norma. A Seção Seis simplesmente ajuda a definir os termos utilizados no documento para dar aos leitores uma melhor compreensão. As seções abordam aplicações avançadas ou especialidades que não são abordadas em versões anteriores.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password