Tipos de monitoramento de vibração

Tipos de monitoramento de vibraçãoA tarefa de observar e analisar as vibrações fornece dados vitais para a manutenção e sensibilização para a segurança em vários setores e contextos.

Monitoramento de vibração depende de uma série de tecnologias de precisão e técnicas para detectar movimentos. Esses métodos são, muitas vezes, utilizados para calibrar o equipamento e controlar os processos de fabricação, assim como para a manutenção preventiva e operação de motores e turbinas.

A partir da medida de abalos sísmicos para a análise do desempenho do motor, sistemas de controle de vibração trabalham em diferentes frentes para reunir conhecimentos valiosos que possam melhorar as tecnologias e proteger as vidas dos trabalhadores. Tipos de sistemas de monitoramento de vibração incluem acelerômetros, picapes e sondas de velocidade.

Análise de movimento vibratório em contexto industrial

Análise de movimento vibratório em contexto industrial

Qualquer máquina em movimento cria vibrações, que podem ser tão pequenas como as vibrações sonoras ou tão grande como abalos sísmicos. O advento da tecnologia digital permite um grande controle sobre as análises sensíveis, usando equipamento facilmente disponível.

Distúrbios no desempenho do equipamento podem levar a falhas, como vazamentos e rachaduras. Elas podem piorar com a exposição repetida à vibração. Outras tecnologias e técnicas são usadas às vezes, possivelmente incluindo microscópios eletrônicos especiais ou equipamentos de análise espectrográfica. Detecção por ultra-som também fornece informações preciosas sobre as vibrações.

Os tipos de vibrações em equipamentos se encaixam em três categorias: transiente, intermitente e contínua.

Tipos transitórios são às vezes chamados vibrações impulsivas e ocorrem como resultado de decapagem, tais como na remoção da terra para mineração ou construção.

Vibrações intermitentes são os tipos que vêm e vão, como as que ocorrem com rolos de vibração ou em rochas. O objetivo das técnicas é detectar e medir as vibrações quando elas ocorrem, como uma britadeira que funciona e para ao longo de um dia em uma via urbana.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Vibrações contínuas acontecem com o uso contínuo de equipamentos especiais, como máquinas de sondagem em túneis. Algumas tecnologias identificam e medem a magnitude destas vibrações, empregando técnicas especiais para desmembrar variações sutis em eventos grandes, às vezes para fazer análise de precisão.

Os acelerômetros são chips digitais que podem detectar movimentos em planos físicos ou dimensões. Estes são os dispositivos encontrados em smartphones e nos controles de videogame com sensores de movimento. Eles detectam vibrações na proporção da gravidade da Terra.

Captadores de velocidade, ou sensores, são dispositivos mecânicos ou eletrônicos que usam correntes elétricas e imãs para detecção. Conforme o movimento muda o posicionamento entre as molas ou os imãs, as variações de condutância podem criar leituras, medidas como velocidade. Esses dados de monitoramento de vibração podem ser lidas em centímetros ou milímetros.

Sondas são também conhecidas como sensores de proximidade por correntes de Foucault. Eles medem o deslocamento de um campo magnético quando ele interage com objetos metálicos próximos. Dependendo de quanto seu campo varia em torno de outros objetos, esta perda mensurável de densidade de fluxo é conhecida como deslocamento.

Baseando-se em tais tecnologias, pesquisadores e profissionais conseguem observar uma grande variedade de movimentos e suas forças, que podem incluir a aceleração, desaceleração e outros tipos de posicionamento espacial. Quando as forças agem em equipamentos de monitoramento de vibração, os dados podem ser gravados e até mesmo ativados em outros processos tecnológicos, como equipamentos ou alarmes.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password