Zona do euro se recupera e anima mercado internacional

Zona do euro se recupera e anima mercado internacionalOs mercados europeus se recuperaram de perdas iniciais com a notícia de que os 17 países que participam da zona do euro se esquivaram da recessão, graças principalmente ao forte crescimento na Alemanha, apesar de preocupações persistentes de que o impasse político da Grécia poderia, eventualmente, forçar o país a deixar o bloco de moeda.

As estatísticas oficiais da União Europeia mostraram que a economia na região ficou estável no primeiro trimestre em comparação com o período de três meses anterior, melhor do que a queda de 0,2% que os analistas estavam esperando. A diminuição teria colocado da zona do euro tecnicamente de volta em recessão, que é definida como dois trimestres consecutivos de contração econômica.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

O crescimento de 0,5% na Alemanha, impulsionado pela indústria, ajudou a compensar as recessões em sete países, incluindo grandes economias, como Espanha e Itália. Mas esses desequilíbrios continuam a ser uma fraqueza preocupante na zona do euro. As economias mais frágeis são também aqueles que estão aprovando as medidas de austeridade mais punitivas em relação à menor dívida. O resultado é uma união monetária em que os caminhos econômicos dos países são divergentes.

Atentos ao futuro, investidores devem ficar de olho nos indicadores econômicos de inflação dos Estados Unidos, vendas no varejo e pesquisas sobre a fabricação. A recuperação na maior economia do mundo tem sido hesitante, com ganhos de emprego irregulares, apesar de os lucros das empresas terem sido otimistas em sua maioria. Os investidores estão à procura de sinais de força que podem compensar a turbulência na Europa e enfraquecimento do crescimento na Ásia, particularmente na China.

(com informações da AP)