Tipos de válvulas industriais e suas aplicações

Tipos de válvulas industriaisA válvula é um dispositivo que tem como função primordial a regulagem de fluxos de um fluido que pode ser em forma de gases ou líquidos, como óleos, água e outros materiais. Resumidamente, as válvulas se abrem e fechar, controlando a entrada e saída de fluxos. Em diversos equipamentos existentes hoje no mercado industrial, inúmeros tipos de válvulas industriais que são empregados para o funcionamento pleno de tubulações, caldeiras e outros equipamentos. O controle de pressão também é outra função de suprimentos industriais como as válvulas pneumáticas, solenóides, hidráulicas e manuais, que podem também monitorar mudanças de temperatura e fluxo.

Entre os tipos de válvulas estão: válvula esfera, válvula borboleta (para regulação do fluxo de diâmetros maiores, válvula de retenção, que permite ao fluido passar seguindo uma direção única, válvula diafragma, utilizada em indústria farmacêutica, válvula de disco, empregada em fluidos abrasivos, válvula de gaveta, válvula globo, válvula agulha, destinado ao controle preciso do fluxo, válvula pistão, reguladora de fluidos que transportam materiais sólidos em suspensão, válvula de assento e válvula de expansão de térmica, adequado aos sistemas de refrigeração e de aparelhos de ar condicionado, entre outros modelos.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Cada tipo de válvula possui características muito peculiares, embora algumas tenham aplicações bem parecidas. Para exemplificar alguns dos modelos de válvulas no setor industrial, elaboramos um quadro de demonstração para identificar as funções de cada peça.

Válvula esfera – é um tipo de válvula rotativa utilizada em instalações industriais. É amplamente aplicada em sistemas de tratamento de fluidos para o controle de fluxo. Estes tipos de válvulas rotativas são adequados para aplicações corrosivas. Elas são usadas nas indústrias, farmacêutica, química, borracha, papel e celulose, sistemas de tratamento de água, tecelagens e fábricas de processamento de alimentos.

Tipos de válvula esfera

Tipos de válvula esfera

Válvula borboleta – A válvula borboleta pode ser empregada em diferentes situações, como controle de fluidos ou isolamento total da passagem de fluxos. Geralmente, possuem um custo menor do que outros tipos de válvulas e contam com um funcionamento semelhante ao da válvula de esfera. Utilizada em sistemas de pressão, possui bom desempenho em equipamentos de combate a incêndios por terem um dispositivo de desligamento rápido e eficaz.

Tipos de válvula borboleta

Tipos de válvula borboleta

Válvula agulha – as válvulas agulha recebem este nome porque são projetadas com agulha de metal, na maioria das vezes, produzidos de aço inoxidável, bronze ou outras ligas de aço. São empregadas e todos os setores industriais, com aplicações variáveis. Na indústria aeroespacial, para controle de instrumentação e de resfriamento para geração de energia.

Tipos de válvulas de agulha

Tipos de válvulas de agulha

Válvula globo – é um tipo de válvula comumente usada em gasodutos, para controlar o fluxo de fluidos mais viscosos como o óleo. A válvula Globo angular é indicada para o bloqueio, comando, dosagem e controle de fluidos líquidos ou gasosos. Possui corpo esférico, separado por um defletor, e as válvulas automatizadas possuem hastes deslizantes.

Tipos de válvulas globo

Tipos de válvulas globo

Válvula de gaveta – as válvulas de gaveta, ou registros de gaveta, são utilizadas em instalações industriais e também com possuem aplicações domésticas, podendo ser produzidas em ferro fundido, aço inox, bronze e demais ligas de metais. Normalmente, são desenvolvidas e projetadas para utilização em engenharia sanitária, em canalizações de esgoto, trabalhando em perfeitas condições quando está sob pressão e em temperaturas que não ultrapassem os 60 graus Celsius.

Válvula pistão – a válvula de retenção tipo pistão impede o contrafluxo de fluidos, ou seja, depois que o fluxo passa pela tubulação, a válvula pistão não deixa que esse mesmo fluxo retorne por meio da tubulação, o que afetaria a bomba e causaria alagamentos.

Válvula solenóide – As válvulas solenóides são aplicadas na alimentação de fluido pneumático e sistemas hidráulicos, para controlar os cilindros, motores hidráulicos ou mais válvulas industriais. É específica para controle de escoamento de líquidos ou gás, sendo um dos dispositivos mais utilizados em controle de fluxos e fluidos. Também proporcionam comutação rápida e segura, com alta confiabilidade, durabilidade e compatibilidade com outros materiais.

Válvula injetora –A válvula injetora é uma ferramenta importante nos sistemas eletrônicos de injeção de combustível. Esse dispositivo é aplicado na injeção de combustível na forma de jatos pulverizados, direcionados no duto de admissão do motor ou no compartimento de combustão, propiciando melhor desempenho dos motores, o que diminui consideravelmente os índices de emissão de poluentes.

Válvula de pé – Normalmente, a válvula de pé é afixada bem próximo à tubulação de sucção, comportando somente a passagem do fluxo em um único sentido, o ascendente. É muito utilizada na indústria química para controle de fluxos e fluidos, especialmente os fluidos químicos. Mais leve e resistente, a válvula de pé ou de sucção é perfeita para economizar energia em bombas de sucção. A válvula de pé ou crivo foi desenvolvido com o objetivo de evitar contrafluxo do produto para a bomba ou compartimento principal em caso de manutenção ou vazamentos.

Válvula de bloqueio – As válvulas são um dos dispositivos mais importantes para o funcionamento pleno das tubulações. A válvula de bloqueio obstrui e controla o escoamento de todos os tipos de fluidos nas tubulações e cavaletes, como gases, vapores, óleo e sistemas de água. As válvulas de bloqueio podem ser subdivididas em diversos modelos: válvula de retenção, válvula de duas vias e válvula de proteção de ruptura de linha.

Válvula de ar – A principal função da válvula de ar é reter o ar que passa pelas canaletas junto com a água, fazendo também com que haja bastante economia de água. Muito utilizada na construção civil, a válvula de ar é afixada em cavaletes, junto aos hidrômetros, para controlar com maior precisão a entrada de ar e fazer com que a água flua normalmente pelas canaletas.

Válvula de fluxo anular – As válvulas de fluxo anular podem ter diversos tipos de acionamento, entre eles o manual, pneumático, mecânico e hidráulico, dependendo da forma como são utilizados e da necessidade de manusear o dispositivo. Este dispositivo foi projetado para o controle hidráulico, sendo que suas principais funções são: controle do nível de água, controle de vazão e redução ou sustentação de pressão.

As válvulas são componentes de equipamentos e suprimentos muito importantes para as indústrias. Normalmente eles respondem por entre 5 e 10 por cento das despesas de capital, na maioria dos setores de produção. As indústrias de processo podem ser consideradas a maior fatia de usuários finais de todos os tipos de válvulas, podendo ser divididas em três categorias: os fabricantes de processo (química, refino de petróleo, alimentos e bebidas, papel e celulose e outras indústrias relacionadas), indústrias de recursos (petróleo bruto e gás natural, além de mineração) e serviços de utilidade pública (eletricidade, gás, água, esgoto e saneamento). Outros usuários finais de válvulas industriais incluem os setores de construção naval e siderúrgicas.

A demanda global de válvulas industriais é determinada por uma ampla gama de variáveis. Claramente um dos principais determinantes são os padrões de dispêndio de capital entre os principais grupos de usuários finais. A válvula de demanda industrial é, portanto, bastante cíclica e depende de condições econômicas gerais propícias para estimular o investimento de capital nos mercados de uso final. Além disso, fatores como preços, disponibilidade e aceitação do público de várias fontes de energia (por exemplo, hidráulica, nuclear, carvão, gás natural, etc) afetam a demanda de válvulas em geral.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password