Fundição em areia

Fundição em areiaFundição é um processo de solidificação. Portanto, a microestrutura pode ser afinada, como estrutura granular, transformações de fase e precipitação. No entanto, defeitos, tais como a porosidade de encolhimento, rachaduras e segregação estão também intimamente ligados à solidificação.

Esses defeitos podem levar a uma redução das propriedades mecânicas. Um tratamento térmico posterior é, muitas vezes, necessário para reduzir as tensões residuais e otimizar as propriedades mecânicas.

Fundição em areia utiliza areia natural ou sintética, que é, basicamente, composta de um material refratário chamado de sílica (SiO2). Os grãos de areia devem ser pequenos o suficiente para que eles possam ser se juntar em densidade; no entanto, os grãos devem ser grandes o suficiente para permitir que os gases formados durante o metal despejado escape através dos poros.

Moldes de maior porte usam areia verde, uma mistura de argila, areia e um pouco de água. Areia pode ser reutilizada e o excesso de metal é cortado novamente e reutilizado também.

O processo é bastante simples: você faz um padrão do que você quer moldar. Em seguida, usa o padrão para fazer um molde de areia, depois despeja o metal fundido no molde. Após o metal congelar, você finaliza e tem a peça que deseja.

Fundição em areiaA qualidade da areia utilizada para moldagem em areia verde é crítica e determina o resultado favorável ou desfavorável da fundição. Ela controla as tolerâncias, acabamento superficial e a repetibilidade na produção. Lembrando que as tolerâncias de peças fundidas de areia são normalmente maiores do que os outros métodos de fundição.
Ex: engrenagens, polias, virabrequins, bielas, hélices, base de máquina pesada, etc

Os metais mais comuns são ferro, aço, latão, bronze e alumínio. O processo é usado para fazer peças médias e grandes, como corpos de válvula, componentes de locomotivas e trens e máquinas e equipamentos de construção. Da mesma forma, também pode ser aplicado para pequenas peças que fazem parte de máquinas maiores, como fivelas, puxadores, maçanetas e dobradiças.

O processo de fundição em areia envolve o uso de um forno, o molde-padrão, metal e areia.

O metal é derretido em um forno e depois derramado na cavidade do molde de areia, que é formada pelo padrão. O molde de areia se separa ao longo de uma linha de corte e o molde solidificado pode ser removido.

Vantagens da fundição em areia

Baixo custo de materiais e equipamentos de moldes
Uso para construir peças de grande porte
Grande variedade de metais e ligas (ferrosos e não ferrosos) pode ser manipulado
Desvantagens da fundição em areia

Superfície áspera
Precisão dimensional pobre
Alta tolerância de usinagem
Granulação grossa
Tamanho limitado de espessura da parede (2,5-5 mm)

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password